AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Sodoma existiu?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sodoma existiu?

Mensagem  Ezequiel Neves em 2008-01-11, 20:34



São muitas as histórias do Antigo Testamento (AT) que soam mais como fábulas do que como realidade. Um exemplo disso é o relato da cidade de Sodoma, uma das cinco cidades da campina do Jordão que Ló escolheu para habitar (Gn 13:10-13). É importante notar que boa parte das vezes em que ela é mencionada no texto uma nota negativa a acompanha (Gn 13:13; 18:20; 19:5, etc.), e todas elas se referindo a problemas de comportamento moral e sexual. Isso é tão verdade que na língua portuguesa a palavra "sodomia" traz a idéia de aberração sexual. Essa palavra veio do nome Sodoma.

Os profetas que se levantaram ao longo da história do povo de Israel viam a história de Sodoma como real (Am 4:11), e também o próprio Jesus mencionou algo a respeito dela (Mt 10:15). Qual o valor de uma lenda numa sentença de juízo? Em outras palavras, que diferença faria a história dos três porquinhos na repreensão de um pai a seu filho de 25 anos?

Os autores bíblicos criam nessa narrativa. Mas será que só a Bíblia menciona uma cidade que foi destruída por causa do seu pecado? Os achados arqueológicos sugerem algo sobre esse tema? Há evidências de uma cidade chamada Sodoma fora das Escrituras? A resposta é sim, existe!

Em meados dos anos 1960, G. Pettinato e P. Matthiae foram os responsáveis pela descoberta da antiga cidade de Ebla (Tell Mardikh), a principal cidade síria do III milênio a.C. Como toda grande cidade do passado, Ebla possuía uma vasta biblioteca de aproximadamente 17 mil tabletes cuneiformes. Um desses tabletes foi publicado por Pettinato em 1976, e revelou algo surpreendente. A inscrição falava sobre cinco cidades: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar. A mesma seqüência que aparece em Gênesis 14:2 e 8.

Ebla era um grande centro comercial, mantinha relações econômicas com diversas cidades do antigo Oriente Médio e foi destruída pelo rei Naramsin de Akkad, por volta de 2300 a.C. Assim, fica demonstrado que existia uma cidade chamada Sodoma no mesmo período em que a Bíblia a situa.

E quanto à sua localização geográfica? As Escrituras fornecem algumas pistas sobre sua posição. Em Gênesis 14:3, lemos que Sodoma estava no “vale de Sidim (que é o mar salgado)”, provavelmente o Mar Morto. Em 1924, William F. Albright e M. Kyle, grandes nomes da Arqueologia, visitaram uma região nessas proximidades chamada em árabe de Bab-Edh-Dhra. Ali eles encontraram vários restos de um santuário cananeu que datava de 2800-1800 a.C. Quarenta anos depois, Paul Lapp, juntamente com a sua equipe, realizou a primeira escavação e encontrou o cemitério da cidade que ficava a um quilômetro de distância do centro. Foi nessa época que Lapp e Albright relacionaram esse sítio arqueológico com a bíblica Sodoma e sugeriram a idéia de que o local era no passado grande centro religioso das cidades da planície. Um detalhe é bem sugestivo: na região da cidade foram encontradas várias camadas de cinza com alguns metros de espessura!

No cemitério, a evidência é mais impressionante ainda. Existia um estilo de sepultamento na cidade em que uma cova muito profunda era cavada e vários corpos eram ali depositados com os seus pertences (numa tumba foram colocadas 250 pessoas!); mas no período da destruição o estilo era outro. Uma casa mortuária era colocada sobre o corpo, mais ou menos como as capelinhas que vemos em alguns cemitérios atuais, mas logicamente bem menores. Todas essas casas mortuárias estavam queimadas e a primeira sugestão foi de que o fogo começou dentro e se espalhou para fora. Porém, estudos avançados foram feitos e constataram que o fogo começou no telhado que cedeu e se espalhou por dentro. Como explicar isso? Vulcão? Incêndio? Um conquistador colocou fogo no local? Nenhuma dessas respostas é satisfatória. Como um incêndio começaria num cemitério que ficava a um quilômetro da cidade? Por que um conquistador colocaria fogo num cemitério?

Avaliemos a situação: na cidade temos camadas de cinza e no cemitério cinza e marcas de fogo. Bryant Wood, arqueólogo cristão da atualidade, afirmou que a Arqueologia não tem respostas para esse fenômeno.

Ezequiel Neves

Número de Mensagens: 285
Idade: 59
Localização: Porto Alegre
Emprego/lazer: Advogado
Data de inscrição: 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  ANDRADE em 2008-07-31, 08:46

Ezequiel, então realmente a palavra de Deus está correta sobre Sodoma e Gomorra? existiram na verdade e com aqueles costumes relatados na Bibilia. Confirmado pela ciência ? ou não?

Andrade

ANDRADE

Número de Mensagens: 1
Idade: 55
Localização: Parana
Data de inscrição: 30/07/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  Fernando em 2008-08-16, 09:57

Para mim pouco me importa a Ciência, o importante é o que está escrito na palvra de DEUS, e agora gostava de fazer uma pergunta aos irmão, a Ciência nega certos faztos da Bíblia, agora a minha pergunta é: Ficamos com DEUS ou com a Ciência?

Fernando

Número de Mensagens: 261
Idade: 22
Localização: Portugal
Emprego/lazer: estudante
Data de inscrição: 26/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  David em 2008-09-29, 14:33

Paz do Senhor


Esse artigo tráz algumas informações:

"Placa de 700 a.C. traz relato de 'destruição de Sodoma"

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2719699-EI295,00-Placa+de+aC+traz+relato+de+destruicao+de+Sodoma.html

Que o Senhor continu nos Abençoando

David

David

Número de Mensagens: 23
Idade: 43
Localização: João Pessoa
Data de inscrição: 15/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  vlamir d. ramos em 2008-11-14, 23:40

Respondendo ao irmão Andrade e ao irmão Fernando.

Embora possa não parecer verdade, os fatos narrados na Bíblia sôbre Sodoma foram reais. Todos os judeus criam nisso porque tinham essa informação passada de pai para filho. Fazia parte da história do povo, e por isso foi sempre citada pelos profetas e por Jesus.
Quando alguém visita Pompéia na Itália, os guias turísticos dizem que os pesquisadores afirmam que assim como Sodoma e Gomorra, Pompéia provavelmente tenha sido destruída por causa do mesmo pecado que reinava por lá. A erupção do Vesúvio não atingiu nenhuma outra cidade à sua volta. Apenas Pompéia e muito rápido.

Com relação às pesquisas científicas, elas tem a função de descobrir a história e esclarecer fatos entre outras coisas, e servem para comprovar aquilo que já cremos por fé.

Quando a ciência destoa do que cremos através de teorias, daí é outra história. Fatos são fatos, teorias são teorias (hipóteses).
Generalizar é complicado.

A Paz de Deus!

vlamir d. ramos

Número de Mensagens: 61
Idade: 58
Localização: tatuí - sp
Emprego/lazer: professor de luteria / músico
Data de inscrição: 27/12/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  zelote em 2008-12-17, 20:09

Recentemente assisti a um documentario no pc sobre sodoma uma das cinco cidades da campina do Jordão, e que hoje sobre éla provavelmente esteja a Jordania.Nome do documentario Enigmas da Bíblia
Cidades Perdidas - (Lost Cities)

zelote

Número de Mensagens: 7
Idade: 69
Localização: 210845
Data de inscrição: 07/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  jose machado dos santos em 2009-05-03, 12:27

sempre eu afirmei que a palavra de Deus era é e sera eternamente fiél,
ja mais aguem ía curtivar um livro tanto tempo sem sofrer alterações umãnas,
entre uma cousa e outra sempre fico ao lado dela. paz de Deus a todos...

jose machado dos santos

Número de Mensagens: 1
Idade: 46
Localização: cascavel pr.
Data de inscrição: 03/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  duquesoares em 2009-05-20, 18:35

a ciencia incha mas so DEUS e verdadeiro, o resto e figuraçao...

duquesoares

Número de Mensagens: 1
Idade: 75
Localização: sao paulo
Data de inscrição: 20/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sodoma existiu?

Mensagem  José de Arimatéia em 2009-05-21, 09:27

Deus é Ciência e Um locupleta o Outro. Pensar que Um é separado do Outro é engano e falta de visão espiritual.

Aqui no caso é Arqueologia, apenas registros históricos importantíssimos. Ciência vai muito mais além,

Arimatéia

José de Arimatéia

Número de Mensagens: 88
Idade: 38
Localização: São Paulo
Emprego/lazer: comerciante(Livros de Direito)
Data de inscrição: 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum