AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Participe do fórum, é rápido e fácil

AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1 Corítintios 5

+7
Egídio
EKKLÉSIA CHRISTIANA
spurgeon
Samuel Costa
José de Arimatéia
cristãoccb
SIL
11 participantes

Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty 1 Corítintios 5

Mensagem  SIL 2009-05-20, 17:42

Vejamos o capitulo abaixo:

1 Coríntios 5

1
Geralmente se
ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre
os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
2
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
3
Eu, na
verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já
determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
4
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5
Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
6
Não é boa a vossa jactáncia. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
7
Alimpai-vos,
pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como
estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por
nós.
8
Por isso
façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da
maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
9
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
10
Isto não quer
dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos,
ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria
necessário sair do mundo.
11
Mas agora vos
escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for
devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou
roubador; com o tal nem ainda comais.
12
Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

Irmãos, na guia de Deus gostaria que me explicassem esse capitulo pertecente a I espitola do Apostólo São Paulo aos Coríntios que é para mim de difícil interpretação principalmente o que diz o versículo 5.

Vejamos:


O que quer dizer "Seja entregue a Satanás para destruição da carne..." e depois completa, "para que o espirito seja salvo no dia do Senhor Jesus".

Já andei questionando alguns irmão pessoalmente, mais não me deram respostas convicentes. Espero que os irmãos na luz de Deus me esclareça essa passagem Biblica.


A Paz de Deus a todos

SIL

Número de Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : PETROLINA-PE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  cristãoccb 2009-05-20, 19:57

Amém!!!!
Como é possível destruir a carne e salvar o espírito? Veja neste estudo a explicação deste versículo. (1 Coríntios 5:5)
As instruções de Paulo em 1 Coríntios 5 para entregar a Satanás um irmão que está em pecado apresenta alguns desafios especiais àqueles que servem o Senhor. O primeiro destes desafios é entender o que este capítulo, e especialmente o versículo 5, significa. Antes de ler o resto deste artigo, por favor, leia:

<BLOCKQUOTE>Entreguem esse homem a Satanás, para que a carne* seja destruída, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor
</BLOCKQUOTE>
O problema é óbvio. A igreja coríntia tinha a mente tão aberta e tolerante que não fazia nada para eliminar a imoralidade que tinha-se infiltrado na congregação. O comportamento de um de seus irmãos era escandaloso, mas ninguém o tinha corrigido adequadamente. Paulo explicou que tal impureza, deixada sem correção, pode destruir uma comunidade inteira de santos. Ele mandou que expulsassem o pecador.

Explicação


A preservação da congregação não é a única meta. Este ato disciplinar é um ato de amor, buscando os melhores interesses do irmão rejeitado. O versículo 5 diz: "... entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]." O homem pecador estava tentando manter um pé no reino de Deus enquanto o outro estava no mundo. Seus irmãos não podiam forçá-lo a tirar o pé do mundo, mas podiam tirar seu outro pé do meio do povo de Deus. Assim, entregaram-no a Satanás com um propósito: "a destruição da carne". Uma vez que ele se achasse só no mundo, o pecado não o satisfaria. Ele, como o filho pródigo, poderia cair em si e voltar ao Senhor (veja Lucas 15:17-18; 2 Timóteo 2:24-26). Deste modo os outros cristãos poderiam ajudá-lo a destruir as paixões carnais que o estavam roubando da comunhão com Deus, para que pudesse ser perdoado e salvo (veja Tiago 5:19-20). 2 Coríntios 2:5-11 pode indicar que este homem de fato voltou ao Senhor.

O segundo, e maior, desafio que este capítulo apresenta está na sua aplicação prática. Muitas igrejas preferem paz a santidade, e continuam tolerando o pecado. Tais passagens como 1 Coríntios 5:1-13 e 2 Tessalonicenses 3:6-15 são mandamentos que Deus nos deu. Ou rejeitaremos aqueles que retornam ao pecado, ou seremos rejeitados por Deus, pela nossa desobediência. Tenhamos amor e fé para fazer o que o Senhor exige para preservar a pureza de seu povo

cristãoccb

Número de Mensagens : 13
Idade : 48
Localização : sp
Data de inscrição : 22/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  SIL 2009-05-21, 08:22

Irmão Cristãoccb esta explicação eu já tinha observado no portal estudos da biblia e talvez seja a mais coerente, no entanto gostaria que mais irmãos escrevessem sobre esse capitulo com opiniões próprias. Inclusive acho correto que quando os irmãos colocarem textos nesse portal de outros autores ou sites citarem a fonte.

A Paz de Deus

SIL

Número de Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : PETROLINA-PE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  José de Arimatéia 2009-05-21, 09:56

Irmão Sil, o Estudo publicado acima está correto a meu ver, mas complemento com mais um adendo.

O Senhor também entrega este corpo a satanás para que sobrevenha a tortura da carne pelo sofrimento de enfermidade, que são consideradas neste caso purificação da alma pelo fogo.

Satanás assim como é enganador também se engana. Quando o Senhor entrega uma alma a ele, ele a tortura, porque ele é um torturador por excelência, achando que esta alma o pertence, mas não sabe que está sendo um instrumento de purificação da alma do pecador pelo sofrimento da carne.

Na verdade, o trabalho sujo fica nas mãos do maligno. Nosso Deus não suja suas mãos.

E essa alma também será salva, porque pertence a Jesus Cristo, na verdade o grande moral da história é que a alma nunca foi e nem será entregue a satanás, somente o corpo.

Arimatéia

José de Arimatéia

Número de Mensagens : 88
Idade : 48
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : comerciante(Livros de Direito)
Data de inscrição : 02/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  Samuel Costa 2009-05-21, 11:26

A paz de Deus!
..., É verdade irmão Arimatéia!, e Davi quem o diga... Salmo 38...!
Deus o abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 71
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  cristãoccb 2009-05-21, 17:37

Sil o que esta escrito lá é minha opinião propria tambem, porem nao sou bom em montar textos, por isso copiei. postei aquele texto justamente por estar em comunhão com quem escreveu!! entendeu?? Tenho certeza que a pessoa que escreveu não ficaria nem um pouco aborrecido por eu ter usado um texto dele que condiz com o que eu penso!! Se eu nao concordasse com o texto, certamente não o postaria aqui.Entende?? fique na paz de Deus!! e que Deus nos encha com os seus dons!!!!!! principalmente a humildade!!!!

cristãoccb

Número de Mensagens : 13
Idade : 48
Localização : sp
Data de inscrição : 22/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  SIL 2009-05-22, 08:42

Deus lhe abençõe ir. cristãoccb

Como disse, esse texto publicado pelo irmão talvez seja o mais de acordo com a mensagem do capitulo em questão. Apenas enfatizei que fica de bom tom damos crédito a textos escritos por outros autores, como também pesquiso a internet já tinha lido este texto e assim, gostaria de outras opiniões dos servos de Deus.

Perdoe-me irmão cristão ccb qualquer coisa no amor do Senhor.

SIL

Número de Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : PETROLINA-PE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  spurgeon 2009-05-26, 12:49

nao quero aqui invalidar algumas opinioes, mas a unica regra e a biblia a inerrante palavra de DEUS, o verciculo 5 nao trata de alma e sim de espirito seja entregua a satanas para destruiçao da carne para que o espirito seja salvo,....destruiçao da carne disciplina divina ,,, DEUS corrige seus filhos e algumas de suas correçao chega ate a morte.... o salario do pecado ea morte. por isso destruiçao da carne. porque entregue a satanas... ate o proprio diabo nao pode ir alem daquilo que o soberano deus permitiu.... Portanto se alguem esta em pecado, e ao inves de se arrepender, brinca de ir e vir. hora na igreja hora no mundo, pensando que DEUS sera conivente com seu pecado, engana se redondamente. Muito morrem cedo, porcausa de sua desobediencia para com o eterno. Se o ETERNO permitir o diabo te pega e te destroi , se esta vivo e ainda respira, se esta em pe nao e porque vc e bonitinho ou porqwue jejua ou leva uma vida de oraçao e porque o ETERNO ESTE TE PROTEJENDO. que posamos nos arrepender com sinceridade e temor diante de DEUS, para que nao sejamos entregue ao maligno.

IVANILDE TOMAZ CLAUDIO

(spurgeon um calvinista )

spurgeon

Número de Mensagens : 15
Idade : 43
Localização : minas gerais
Data de inscrição : 29/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  EKKLÉSIA CHRISTIANA 2009-06-03, 15:29

Dileto...

Cordiais saudações!


Toda exegese até então aplicada ao presente texto, redundou em polêmicas e contestações de toda a sorte, razão pela qual, abstenho-me de comentários talvez despropositados e inúteis a nossa comum edificação. Contudo, faz-se míster ressaltar que o fragmento em pauta foi, de maneira vil e duvidosa utilizado pelo Catolicismo Romano, a fim de respaldar escrituristicamente uma de suas mais sombrias páginas: O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO / INQUISIÇÃO...
Partia-se assim do princípio de que com a aniquilação da carne, purgar-se-ia o espírito...

Que isso nos conduza a uma salutar reflexão, quanto a maneira como manipulamos ou conduzimos uma determinada fração das Escrituras...


Atenciosamente,
"Em caridade"
Irmão Ednelson.

EKKLÉSIA CHRISTIANA

Número de Mensagens : 14
Idade : 46
Localização : Itapetininga
Data de inscrição : 24/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  Egídio 2009-07-08, 13:35

Imã Sil que a paz de Deus seja contigo e com todos que professam a mesma fé.



Eu acredito que podemos entender 1º Coríntios 5:5 também observando a vida de Jó que era um homem justo e Deus permitiu que satanás tocasse em seus bens materiais, em sua família e no seu corpo, mas Deus não permitiu que satanás tirasse a vida de Jó.

- Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Jó 1:11

- E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.

Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó 6:7



Se Deus permitiu que Jó sofresse para nos deixar exemplo para não virar as costas para Deus por nenhum motivo, acho que Deus permite que satanás toque também naquele que está violando seus mandamentos que era o caso do jovem citado em 1º Co 5.



Aquele jovem que estava abusando de sua madrasta (vers.. 1) estava cometendo pecado gravíssimo, mas mesmo assim Paulo guiado pelo Espírito Santo pediu para que o espírito fosse guardado para salvação e só o corpo daquele jovem fosse entregue a satanás, isso quer dizer que o corpo iria sofrer muito nas mãos de satanás, mas a sua vida não seria tirada por satanás e no dia que Deus viesse colher aquele jovem o seu espírito seria salvo.

Pois,é verídico que nós não perderemos a salvação por causa das doenças e do sofrimento e aquele jovem deve ter sofrido muito na carne, ele deve ter pedido perdão a Deus, mas Deus só o perdoou no momento de sua morte e só assim seu espírito estaria salvo porque se Deus nunca o perdoasse ele não seria salvo.



E por causa do pecado daquele jovem toda congregação podia está em perigo porque um pouco de fermento faz levedar toda a massa (Vers.6), isto é, por causa de um que peca faz com que muitos também pequem e eles eram cúmplices porque não resolveram aquele problema na igreja e foi por isso que Paulo disse que aquele jovem teria que ser punido para que os demais também pensassem duas vezes antes de cometer qualquer pecado ou encobrir os demais pecados, pois quanto mais cedo resolver um problema melhor é.



Quando Paulo fala que o corpo era para ser entregue a satanás, isso não quer dizer que Deus entrega os convertidos que pecam a satanás, ao contrário, é satanás que anda em nossa volta bramando como leão querendo nos destruir e Deus não permite, mas em certos casos aquele que erra e se deixa escarnecer pelo pecado Deus permite que satanás toque no corpo.

Podemos ver outro exemplo disso com o apóstolo Pedro, ele depois que fez a mais bela afirmação que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo satanás falou por sua boca e isso só ocorreu porque Pedro era o apóstolo que mais cometia erros (Mt 16:16 - 16:22,23).

Pedro andava com Jesus, mas não era convertido e satanás pediu a Deus para deixar Pedro cirandar como trigo, isto é, satanás queria que Pedro fosse um joio em forma de trigo, ele queria brincar com Pedro, mas Jesus orou a Deus e Deus não permitiu, Deus guardou Pedro até ele se converter.

-Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. Lc 22:31,32



E foi exatamente isso que aconteceu com aquele jovem que Paulo pediu para entregar seu corpo a satanás, ele ouviu o evangelho, se batizou, mas não estava totalmente convertido porque quem está realmente convertido nunca vira as costas para Deus e quando erra imediatamente se arrepende e pede perdão a Deus e Deus se agrada daquele que recorre imediatamente por perdão, mas aquele jovem, pelo que Paulo relata, o jovem tinha cometido pecado e e ainda não estava arrependido.



Deus vos abençoe.

Egídio

Número de Mensagens : 11
Idade : 50
Localização : Vila das Belezas -SP
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  SIL 2009-07-08, 14:28

Deus abençõe ir. Egidio,

Suas palavras são bastante esclarecedoras. Acredito ser esta a interpretação correta desse capitulo.

A paz de Deus a todos

SIL

Número de Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : PETROLINA-PE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  NatanSerafin 2010-03-01, 21:10

caros
vi que todo mundo circundou a questao, mas fugiu do cerne da pergunta:
- Paulo, conscientemente, afirmaria que, uma vez convertido, independente do pecado, o crente, se pecasse, poderia sofrer (ou devia sofrer) as consequencias do pecado, mas, o ESPIRITO... voltaria a Deus?.

esta foi a questao posta...

Primeiramente devemos entender que na epoca de Paulo era comum pensarem que existiamos como seres corporais (carne+alma) e como seres espirituais (que receberam o sopro da criaçao ou o espirito de Deus).

O texto eh complicado e eh muito dificil, concordo, fechar posicao com uma resposta. Mas o fato eh que, o texto nos demonstra algumas coisas:
- as dificuldades da teologia paulina;
- o quao complexo pode ser um simples texto;

Se pegarmos apenas e tao somente o texto, eh possivel deprender dele que Paulo acreditava que o Espirito e o Corpo eram coisas distintas e que, o espirito... que era de Deus, retornaria a Ele, mas, o corpo, seria destrocado pelo pecado.

Paulo, ali, escreveria literalmente e nao metaforicamente.

Vou deixar ESTA HIPOTESE como "possivel" para nao fechar o tema, ja que... como foi muito bem dito por um dos irmaos... este texto eh de dificil interpretacao.

NatanSerafin

Número de Mensagens : 58
Idade : 53
Localização : Sao Paulo - SP
Data de inscrição : 03/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  Welbe 2010-03-02, 10:50

A paz de Deus irmãos(ãs); não e de se surpreende que Paulo disse inspirado por Deus:5-

Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

porque ele disse também inspirado por Deus aos Coríntios 15:50 :

50-

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.


Então tudo indica que aquele que cometeu tal ato , pode ser purificado através de algum sofrimento ou doenças malignas e se purificar a alma através de tais sofrimentos, para que seja salva no dia do Senhor, isso nos da uma idéia que não podemos julgar aqueles que comete tais ações é condenado, pq Deus se amar essa alma tem poder de purificar e levar para seu Reino de Glória...

Welbe

Número de Mensagens : 347
Idade : 54
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 29/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  NatanSerafin 2010-03-02, 11:30

Irmãos: - Basicamente o que Paulo está dando é um esculacho na liderança que, convivendo com um pecado repetitivo, nada fazia a respeito, deixando-o no meio da igreja, tumultuando e dando mal exemplo. Ele teve que ser enérgico e cirúrgico ao mesmo tempo. Outros textos de Paulo, em outros momentos, mostram que ele foi mais brando e amoroso, com outros pecadores.

Em teologia há uma regra:
- Quando um texto está sozinho, ele nao pode gerar uma DOUTRINA;

Por exemplo:
- Posso argumentar que, do inferno, alguém verá os céus, pois, Jesus afirma que o rico via Lázaro no peito do pai Abraão e pediu ajuda (que fosse enviado um mensageiro para avisar aos irmãos). O texto nao afirma que Lázaro via o inferno, mas que o contrário era possível.

Pois bem, se defendermos esta tese, ouviremos que é um texto isolado, sem apoio nos demais livros, portanto, recomendavel seria que não estabelecessemos sobre aquele texto uma doutrina definitiva.

Paulo, neste texto, fala algo que (ao menos não me ocorre no momento), não tem paralelos em outros textos bíblicos. Acho até que em outros livros, o mesmo Paulo, fala coisas que contrariam esta maneira de expressar-se, usada em Coríntios.

Somos obrigados a ir para a análise do contexto:
- Para quem é a carta;
- Quem a escreveu;
- Quando escreveu;
- Porque escreveu;
- O que queria dizer efetivamente;

A igreja de Corinto foi a mais permissiva e difícil que Paulo doutrinou, em razão de ser importante centro comercial e cultural da época que recebia pessoas de diversas nações em trânsito, em especial marinheiros.

Insisto que, pelo texto, não devemos afirmar que se pecarmos, podemos entregar a carne ao diabo, para que seja moído por ele, pois, o contexto completo das escrituras afirmam que DEUS É MISERICÓRDIA, Deus quer o pecador e a IGREJA deve amar o pecador. Não vejo nada diferente disto, em todos os demais textos.

Deus ama o pecador, mesmo quando o pecador seja crente;
Deus, no entanto, ODEIA e ABOMINA o pecado;
Também Deus não nos isenta da CONSEQUENCIA do pecado, que é ou pode ser a morte;
Em tempo: - Pode ser é acréscimo meu, pois, o perdão poderá inocentar a sentença de morte, lembrando que sempre que quem decide é Deus e não minhas fracas percepções ou decisões.

Obs.: - Adoraria que o Ezequiel ou o Mariotti opinassem pois aqui, de fato, está um texto bom para discussão.

NatanSerafin

Número de Mensagens : 58
Idade : 53
Localização : Sao Paulo - SP
Data de inscrição : 03/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  Egídio 2010-03-02, 15:48





Irmão Welbe que a paz de Deus seja contigo.



Você disse : “Então tudo indica que aquele que cometeu tal ato , pode ser purificado através de algum sofrimento ou doenças malignas e se purificar a alma através de tais sofrimentos, para que seja salva no dia do Senhor”...

Eu entendo que nenhuma doença ou sofrimento na nossa carne nos salvará da morte eterna e nem nos purifica e porque quem nos purifica e salva é o sangue do Senhor Jesus (I João 1:7) se permanecermos firmes e fieis à aliança de Deus até ao fim nossa alma será salva porque assim como diz em 1 Jo 1:7 que seremos purificados “se” andarmos na luz e para andarmos na luz temos que obedecer os mandamentos de Deus.



Acredito que quem sofre nem sempre é por causa do pecado que comete porque o póroprio Jesus sofreu e Ele nunca pecou, acredito que o sofrimento em muitos casos não é porque pecamos e sim porque estamos próximo daqueles que pecam e não se arrependem de seus pecados, então o pecado se espalha e algumas vezes afeta também o próximo.

Acredito como o apóstolo Paulo que o sofrimento gera triteza e a tristeza segundo Deus gera arrependimento para salvação.



Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Co 7:10



Que a paz de Deus seja em todos vós. Amém



Última edição por Egídio em 2010-03-02, 17:03, editado 1 vez(es)

Egídio

Número de Mensagens : 11
Idade : 50
Localização : Vila das Belezas -SP
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  SIL 2010-03-02, 16:50

Realmente caros irmãos é um texto de dificil interpretação, principalmente quando Paulo diz aquele que cometeu tal pecado: "Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito
seja salvo no dia do Senhor Jesus.

O texto em si na realidade é uma exortação a igreja de coríntios, onde a perversão por que passa a igreja, se não for levada a serio pode contaminar a todos. Por isso Paulo enfatiza que "um pouco de fermento faz levedar toda a massa" e ainda completa "não vos associes com os que se prostituem", assim a igreja precisa esta limpa do pecado. E é a doutrina que purifica a igreja, porque como é conhecido de todos sem doutrina o povo se corrompe.

Veja o diz Tito 3:10
Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo
condenado.

Dessa forma é legitimo que o pecador esteja na igreja, não mais pecando, mais a cada dia sendo limpo pela doutrina que é dada nas congregações. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente
permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." João 3:9.

Paulo completa o capitulo 5 dizendo que cabe a igreja julgar o acontece no seu meio e não permitir que fatos lamentáveis ocorra no seio da igreja.

Agradeço a todos os cometários feitos, espero também que o Marioti e o Ezequiel cometem esse tópico

A Paz de Deus a Todos

SIL

Número de Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : PETROLINA-PE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  Samuel Costa 2010-08-24, 18:06

A paz de Deus!

Na segunda epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo recomenda que seja perdoado o tal irmão que cometeu o pecado; IICor. 2:6,7,8...
Neste caso, houve um afrouxamento da parte de Paulo, ou esse irmão já havia passado por tal processo de provação?...
Lembrando que no capítulo 13:8, Paulo diz: "Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade"; Neste caso, referente ao pecado...

Deus abençoe...

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 71
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  davibo 2010-12-10, 13:36

Irmão, em Cristo Jesus, a Paz de Deus!

Não nos confundamos com a interpretação da carta aos Coríntios escrita pelo apóstolo Paulo, que naquela ocasião se referia que o mesmo que cometeu tal pecado fosse afastado da comunhão da igreja, e sendo assim ficando entregue a satanás, assim como todos aqueles que pisam no Sangue do Senhor Jesus.

Mais o que ele quis transmitir é que aquele que cometeu tal pecado seja entregue a Satanás e que sofra todas as tribulações na carne pelas mão do inimigo para que possa fazer com que o Espírito seja Digno de entrar no Reino de Deus.

Más, fica o alerta que João escreveu que os fornicários não herdarão ao Reino dos céus, então aquele que for entregue pode ou não alcançar a salvação da alma após ter cometido tal pecado!

E muito cuidado com as interpretações para que os irmãos que acompanham este forum não se confundam achando que podem fornicar e depois serem entregues a satanás para sofrer na carne para ser salvo, lembremos que as obras serão pisadas na balança e com Deus não aconteceu nem acontencerá, nenhuma espécie de injustiça quanto a salvaçao da alma!

Outra ressalva que quero fazer é que tomem muito cuidado ao julgar que uma enfermidade na carne é castigo de Deus por alguma falta ou pecado diante de Deus, pois creio que todos nós conhecemos homems íntegros mais ainda tiveram que sofrer enfermidades e dores na carne!

davibo

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty concavo e convexo

Mensagem  rene 2011-01-28, 22:11

É impressionante como alguns ditos estudiosos na Biblia distorcem alguns textos como o estudado nesse tema. Paulo em momento algum diz que o irmão que foi entregue a satanas pediu perdão antes de morrer para ser salvo, sabem porque? porque ela não tinha como perder a salvação, ele perderia sim , uma vadia de paz na terra, talvez com alguma doença ou coisa parecida, mas para se adequar a algumas linhas de raciocínio alguns estudiosos acrescentam que o dito cujo irmão citado na Bíblia teria que pedir perdão antes de morrer.

rene

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

1 Corítintios 5 Empty Re: 1 Corítintios 5

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos