AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas....

Ir em baixo

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas.... Empty Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas....

Mensagem  Lima em 2009-11-07, 17:48

Nobres irmaõs e irmãs, a Paz de Deus.

Todos conhecem essa passagem da Bíblia:

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;" João 5, 39

Será que todos a interpretam bem? A interpretação, descontextualizada,
é: Examine as Escrituras para que tenhas a Vida Eterna. Mas se formos
analisar o contexto a interpretação é outra! Aqui Jesus estava
repreendendo (ou ironizando) os farizeus, vejam:

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;
mas não quereis vir a mim para terdes vida!" João 5, 39-40

Literalmente, Jesus disse:

Vocês examinam as Escrituras e, apesar dela falar de me, vocês não me aceitam, não crêem que eu sou o enviado de Deus!

Por que eles não criam? ou, por que eles não queriam crer? É outra história.

Fiquem a vontade para discorrer sobre o tema!

Deus abençoe
Lima
Lima

Número de Mensagens : 108
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas.... Empty Re: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas....

Mensagem  Jerônimo em 2009-11-07, 18:33

A paz de Deus meu querido. É verdade, pois Jesus estava falando com certeza das Escrituras Hebraicas (as Escrituras sagradas da época), pois testificava dele, e mesmo assim os incrédulos colocavam obstáculos e não concordavam que Jesus era o Messias. E as escrituras testificam dele:
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;" João 5, 39
Não estamos aqui pra fazer apologia a não examinar as escrituras, não é isso (pois temos que ler sim). Mas literalmente os teólogos de plantão pega este versículo supracitado, querendo dizer o que o irmão Lima disse, uma interpretação equivocada do versículo.
Fiquem na paz Cristã!

Jerônimo

Número de Mensagens : 33
Emprego/lazer : Professor

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas.... Empty Re: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas....

Mensagem  Ezequiel Neves em 2009-11-09, 11:09

Irmão Lima. Entendo que este texto mostra que os Fariseus liam muito as Escrituras, mas não enxergavam o cumprimento do que está escrito há apenas a alguns metros deles. Mas podemos tirar uma lição disto no que concerne em examinar as Escrituras. Se elas testificam de Cristo, como conhece-lo se não as examinarmos? Se já era assim o Velho testamento que dirá do Novo Testamento.

Que tal examinarmos agora mesmo?

"Marcos 12:24 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?"
Aqui os Fariseus o tentavam com uma parabola do sete que morreram e que uma mulher fora esposa de todos, conforme as suas mortes. Queriam eles montar armadilha para o Mestre que repondeu sabiamente com esta pergunta acima. E que podemos e devemos tomar como ensinamento para nós também. Erramos em não conhecer ou examinhar as Escrituras.

"Atos dos Apóstolos 17:11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
"
Estes já agiam como os de Beréia, antes mesmo dos de Beréia, receberem a Luz. É assim que devemos fazer. A cada Palavra que ouvimos, a cada pregação, ou mesmo a cada evento de nosso dia a dia, devemos consultar as Escrituras.

"2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"
Este versículo dispensa comentários.

"2 Pedro 1:20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."
Volto ao versículo de Atos do Apóstolos 17:11. Examinemos as Escrituras para que não caimos em contradição.

Agora esta passagem abaixo é a que mais me mostra a importância e a extrema necessidade de que temos de estar examinando as Escrituras todos os dias da nossa Vida. Porque não fazê-lo? Devemos ter cuidado com nossas omissões.
"Pedro 3
15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
"

Fiquem na Paz
Ezequiel Neves
admin

Ezequiel Neves

Número de Mensagens : 285
Emprego/lazer : Advogado

Mensagem  Lima em 2009-11-09, 11:24

A paz de Deus.

Corretíssimas as suas ponderações.

Jesus não estava censurando o farizeu por que ele estava examinando as Escrituras! (Não foi isso que eu quis dizer.). A censura devia-se a hipocrisia deles. Examinavam, superficialmente, por isso não percebiam que Ele (Jesus) era o Cristo. Por outro lado, Jesus não estava ordenando que eles lessem as escrituras mas, pela própria Escritura, estava lançando em rosto a incredulidade deles! Entendeu, irmão?

A propósito, estás me devendo a informação sobre a obrigatoriedade de diploma (teologia) para se falar em público, causa (segundo a CCA) de fechamento de casas de oração.

Deus abençoe.
Lima
Lima

Mensagem  Ezequiel Neves em 2009-11-09, 11:44

Eu disse alguma coisa diferente disto?????

Ezequiel Neves

Número de Mensagens : 285
Emprego/lazer : Advogado

Mensagem  Lima em 2009-11-09, 12:03

Esse comentário seu deixou dúvidas:

"Porque não fazê-lo? Devemos ter cuidado com nossas omissões."

Temos que ler as Escrituras todos os dias. É uma bem aventurança! Conforme está no salmo 1. "Bem aventurado o varão que medita na lei de Deus de dia e de noite..."

Eu estava me atendo apenas ao episódio descrito.

Deus abençoe
Lima
Lima

Mensagem  Sacerdote Melquisedeque em 2009-11-09, 12:38

Muito lúcida, irmão Ezequiel, suas colocações. Omissão no nosso meio é o que não falta. Eu mesmo sou testemunha de irmãos que raramente pegam na Bíblia para ler. Dizem que "estudar" é pecado.

Além de não haver nada na Bíblia contra estudo, ler a Bíblia nada tem a ver com o estudo sistemático.

É nossa "OBRIGAÇÃO", principalmente de quem tem ministério, de praticar a leitura diária da Bíblia. Menos que isso é clara falta de dedicação as coisas de Deus e falta de responsabilidade com o povo. Sem dedicação e zelo não teremos sabedoria e conhecimento.

Provérbios 3:13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Provérbios 4:7 A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Provérbios 10:14 Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína.
Eclesiastes 12:9 E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
1 Coríntios 12:8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

Jesus Cristo pode não ter falado para examinar as Escrituras neste versículo do tópico, mas Ele não disse nada contra este exame, e foi contra ao fato de alguns lerem as escrituras com a incredulidade no coração,. Tomemos como o irmão Ezequiel disse, como ensinamento para nós.

APDD
Sacerdote

Sacerdote Melquisedeque
Admin

Número de Mensagens : 103
Emprego/lazer : Professor

Mensagem  NatanSerafin em 2009-12-09, 15:48

Também não vejo em um ESTUDO SISTEMÁTICO da Bíblia.
Vemos que aqueles que fizeram estes estudos (Paulo por exemplo) foram os pilares da nossa teologia moderna.

O próprio Cristo, enquanto humano, estudava e estava entre os doutores da Lei.

NatanSerafin

Número de Mensagens : 58

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: