AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Participe do fórum, é rápido e fácil

AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Apóstolos usaram a Septuaginta para Evangelizar?

2 participantes

Ir para baixo

Os Apóstolos usaram a Septuaginta para Evangelizar? Empty Os Apóstolos usaram a Septuaginta para Evangelizar?

Mensagem  Cristã Gnóstica 2008-04-17, 14:08

Irmão Ismael, só continuando em resposta ao seu comentário no outro fóruma sobre a Septuaginta.

A Septuaginta foi usada extensamente pelos judeus de língua grega antes e durante o tempo de Jesus Cristo e seus apóstolos. Muitos dos judeus e dos prosélitos reunidos em Jerusalém no dia de Pentecostes de 33 EC eram do distrito da Ásia, do Egito, da Líbia, de Roma e de Creta — regiões em que se falava grego. Sem dúvida, eles costumavam ler a Septuaginta. (Atos 2:9-11) De modo que essa versão influiu na divulgação das boas novas no primeiro século.

Por exemplo, ao conversar com homens de Cirene, Alexandria, Cilícia e Ásia, o discípulo Estêvão disse: “José enviou e chamou a Jacó, seu pai, e todos os seus parentes daquele lugar [Canaã], no número de setenta e cinco almas.” (Atos 6:8-10; 7:12-14) O texto hebraico de Gênesis, capítulo 46, diz que o número dos parentes de José era setenta. Mas a Septuaginta usa o número setenta e cinco. Pelo visto, Estêvão citou a Septuaginta. — Gênesis 46:20, 26, 27, nota, NM com Referências.

Ao viajar pela Ásia Menor e pela Grécia na segunda e na terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo pregava a muitos gentios que temiam a Deus e a “gregos que adoravam a Deus”. (Atos 13:16, 26; 17:4) Essas pessoas haviam chegado a temer a Deus ou a adorá-lo por terem obtido conhecimento dele pela Septuaginta. Ao pregar a tais que falavam grego, Paulo muitas vezes citava ou parafraseava partes dessa tradução. — Gênesis 22:18, nota; Gálatas 3:8.

As Escrituras Gregas Cristãs contêm umas 320 citações diretas e o total conjunto de talvez 890 citações e referências das Escrituras Hebraicas. A maioria delas se baseia na Septuaginta. Em resultado disso, as citações tiradas desta tradução, e não dos manuscritos hebraicos, tornaram-se parte das inspiradas Escrituras Gregas Cristãs. Isso é significativo!

Significa que as Escrituras Gregas, na qual foi baseado todo o Novo Testamento, teve sua maior base na Septuaginta, que foi a tradução das escrituras hebraicas para o grego com a inclusão de livros hebraicos.

Significa que Paulo e outros Apóstolos dos Gentiios usaram a septuaginta para a Pregação do Evangelho e não ousou alterar as Escrituras que tinha em suas mãos.
Por acaso Lutero é mais Santo do que Paulo? Lutero pousou fazer o que a Poderosa Igreja Romana não ousou. Tirar livros das Escrituras que Paulo usava e não ousava alterar!

Compilação de várias fontes

APDD
Cristã Gnóstica

Cristã Gnóstica

Número de Mensagens : 45
Idade : 50
Localização : Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 18/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Os Apóstolos usaram a Septuaginta para Evangelizar? Empty Re: Os Apóstolos usaram a Septuaginta para Evangelizar?

Mensagem  Ismael 2008-04-17, 17:27

Irmã Cristã:

Não vou me alongar muito neste debate porque meu conhecimento sobre antigüidade bíblica é escasso e limitado. Já tentei estudar o assunto, mas não pude continuar. Na época achei o assunto muito denso. Então não vou falar muito para não dizer nenhuma bobagem (risos!).

Fato é que existia uma versão grega das Escrituras que fora utilizada pelos apóstolos, se completa não sei, se incompleta muito menos. Se esta versão corresponde à Septuaginta que chegou às nossas mãos é algo que não posso confirmar. O que eu digo é que os apócrifos não foram reconhecidos como sagrados pelos judeus, tanto que não foram incluídos no texto massorético.

É só até aqui que sei e tenho comigo que Lutero não errou ao rejeitar os apócrifos. Lutero não alterou a Escritura, ele apenas recusou-se a incluir nela livros que não são sagrados.

Com a Paz de Deus.

Ismael

Número de Mensagens : 94
Idade : 37
Localização : Brasil
Data de inscrição : 01/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos