AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Participe do fórum, é rápido e fácil

AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imagem com representação de Jesus sem barba e de cabelos ...

Ir para baixo

Imagem com representação de Jesus sem barba e de cabelos ... Empty Imagem com representação de Jesus sem barba e de cabelos ...

Mensagem  Welbe 2014-10-26, 17:27

Imagem com representação de Jesus sem barba e de cabelos curtos é descoberta na EspanhaImagem com representação de Jesus sem barba e de cabelos ... Jesus-cristo-espanha-seculo-4-dc

Arqueólogos dizem ter encontrado uma das primeiras imagens que já foi feita sobre Jesus Cristo. Diferentemente das representações mais comuns, Jesus aparece ostentando uma barba aparada e com cabelos curtos em uma placa antiga de vidro descoberta no sul da Espanha.

A equipe encontrou numerosos fragmentos de vidro durante uma escavação de três anos na antiga cidade em ruínas de Castulo, e em julho deste ano desenterrou alguns pedaços maiores, com desenhos que chamavam a atenção.

Quando colocados juntos, os cacos formaram uma placa que data do século IV d. C., com uma gravura de Cristo em uma toga em estilo romano, perfeitamente preparada. Os pesquisadores identificaram como uma patena, uma placa para a realização do pão para a comunhão.

Eles reuniram mais de 80% da placa, que mede 22 centímetros (cerca de oito polegadas e meia) de diâmetro, e a colocaram em exposição este mês em um museu no sudeste da cidade espanhola de Linares.

O líder da escavação, Marcelo Castro, elogiou a descoberta como “um documento arqueológico excepcional”. Três figuras com áureas estão gravadas na peça, com o próprio Cristo no meio, segurando uma cruz e uma Bíblia, ladeado por dois homens que se especula serem representações dos apóstolos Pedro e Paulo.

Especialistas dizem que a falta de barba e cabelo encaracolado curto na gravura de Cristo são características muito raras em descrições históricas dele. Castro disse que a peça trata-se de uma relíquia de um período inicial e chave na história da igreja, logo após o imperador romano Constantino ter abraçado o cristianismo.


Anteriormente a esse período, cristãos tinham cultuado e divulgado Jesus em segredo e produzido algumas imagens sacras, por medo de perseguição dos romanos. O estilo romano da patena era “presente nos primeiros momentos” do cristianismo pós-Constantino, mas teria sido “descartado mais tarde em favor de outras formas de representar Cristo”, explicou Castro à agência France Presse.

A equipe de arqueólogos acredita que o prato foi feito no distrito de vitrais de Ostia da Roma antiga. Outros raros exemplos da arte cristã primitiva semelhantes podem ser encontradas nos museus do Louvre, em Paris, e de Arte de Toledo, em Ohio (EUA), disse o arqueólogo.

Publicado por Tiago Chagas em 22 de outubro de 2014
Tags: Arqueologia, Espanha, Império Romano, Jesus Cristo

Welbe

Número de Mensagens : 347
Idade : 53
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 29/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos