AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Lima em 2009-11-12, 15:42

Sim. O Antigo Testamento foi ratificado na Lei de Moisés. Podemos dividí-la em três: Lei Civil, Moral e Cerimonial. Acontece que há uma generalização quando falamos que este foi ab-rogado por Cristo. Com isso muitos chegam a descartar todos os outros livros que compõem a parte mais antiga da bíblia, como se não tivesse valor algum! Entretanto, é bom lembrarmos que apenas a Lei de Moisés foi ab-rogada por Cristo e que os ensinos contidos nos Salmos, nos Provérbios, no Livro do Pregador, por exemplo, são atuais e tem grande aplicabilidade nos nossos dias.

Alguém discorda, concorda?

Deus Abençoe.
avatar
Lima

Número de Mensagens : 108
Idade : 43
Localização : Bahia
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Jerônimo em 2009-11-12, 17:25

Tema interessante irmão Lima. Se partimos pelo nome Antigo (velho, passado) testamento creio que tudo foi findado (ensino doutrinário), mas nós tiramos exemplos de fé, como está escrito em 11 aos Hebreus. Exemplos de fé tirados do velho testamento e não doutrina. Até mesmo Salmos, Provérbios tb viveram no tempo da lei, podemos agora dentro destes livros tirar vários exemplos de fé que nos serve pra hj.
Coincidência ou não, hj eu estava pensando sobre os 10 mandamentos. Eles foram antes da Lei mosaica ou estava incluído dentro da lei? Não sei se faço um tópico sobre este tema pra nós discutirmos. Por enquanto, vamos discorrer sobre este atual tema do nosso irmão Lima. Fiquem a vontade.
Fiquem na paz Cristã!

Jerônimo

Número de Mensagens : 33
Idade : 34
Localização : Fernandópolis-SP
Emprego/lazer : Professor
Data de inscrição : 13/10/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Lourival soldado cristão em 2009-12-11, 14:27

Lima escreveu:Sim. O Antigo Testamento foi ratificado na Lei de Moisés. Podemos dividí-la em três: Lei Civil, Moral e Cerimonial. Acontece que há uma generalização quando falamos que este foi ab-rogado por Cristo. Com isso muitos chegam a descartar todos os outros livros que compõem a parte mais antiga da bíblia, como se não tivesse valor algum! Entretanto, é bom lembrarmos que apenas a Lei de Moisés foi ab-rogada por Cristo e que os ensinos contidos nos Salmos, nos Provérbios, no Livro do Pregador, por exemplo, são atuais e tem grande aplicabilidade nos nossos dias.

Alguém discorda, concorda?

Deus Abençoe.


Ir. Lima a paz de Deus !!

toda vez que eu escuto ou leio , esta frase assim Lei de Moises??


O dez mandamentos e lei de DEUS ou de moises!!

Tudo que esta ali colocado e escrito no velho testamento foi inspirado e ate ditado por Deus , ou com a permissão de Deus!!!!

se nao tiver o velho nao tem o novo testamento!!!engana-se os que rejeita o velho pois e ele que da autensidade
ao novo na verdade sem ele nao existiria a salvação, pois nele enxergamos, toda a historia nossa ((homem)) queda , promessa e libertação os antigos viveram no velho testamento enxergando as bençãos e as promessas do novo , e como esse hino ccb a onde fala

NA LETRA FALA QUE VEREMOS ABRAO ,IZAQUE,JACO QUE ESTAO A SUA HISTORIA ESCRITA NO VELHO TESTAMENTO!!!!!!! E OUTROS ,
avatar
Lourival soldado cristão

Número de Mensagens : 56
Idade : 59
Localização : São Paulo Capital
Emprego/lazer : comerciante motorista,musico saxofonista
Data de inscrição : 24/12/2008

http://oulorivallanforumeir.77forum.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Paulo em 2009-12-12, 14:44

Concordo, irmãos. Creio que o Antigo Testamento embasa todo o novo e ele nos certifica da grandiosidade do plano de Deus, que enviou o Senhor Jesus, como nosso Salvador e Messias para o povo judeu. São tantas as profecias, poucas até no pentateuco se considerarmos todas como em Daniel, Isaías, Joel, Amós, Neemias, Zacarias, etc... E ainda o AT está condensado no livro aos Hebreus no NT. Excluindo o AT tira-se a nossa base e muitas outras crenças e/ou filosofias poderiam concorrer com nossa fé. Eu creio na inteira Bíblia Sagrada e aceito-a como contendo a infalível Palavra de Deus,...
ApdD!

Paulo

Número de Mensagens : 74
Idade : 67
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Fernando em 2010-01-05, 19:06

A lei de Moisés não se resume só aos dez mandamentos ao todo, se não me falha a memória penso que existem mais de 600 mandamentos e diversas leis.
Eu acredito que de certa forma o Novo Testamento é a Continuação do Velho testamento (apesar de não estarmos mais sujeitos á servidão da Lei, mas antes á graça de Cristo) e como tal deve ter o seu peso na vida de um cristão.

Fernando

Número de Mensagens : 261
Idade : 25
Localização : Portugal
Emprego/lazer : estudante
Data de inscrição : 26/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Lima em 2010-01-06, 09:15

Saldações cordiais.

Pois, esses 600 (ou mais) mandamentos foram, na íntegra, abolidos por cristo. Jesus não fez nenhum reparo na lei, ele a cumpriu. Aquela lei que, segundo Paulo, nos era contrária (o ministério da condenação) foi cravada juntamente com Cristo na cruz. Ele mesmo disse: "A lei e os profetas duraram até João...". Não existe remendo de pano velho (a lei) na graça! O senhor Jesus instituiu a sua lei. Seus mandamentos estão dentro dos evangelhos. Entretanto, tudo que o Antigo Testamento nos mostra (fora a lei, que serviu apenas de "aio") tem grande valor na vida cristã. A lei, hoje, serve apenas como uma referência.

Deus abençoe
avatar
Lima

Número de Mensagens : 108
Idade : 43
Localização : Bahia
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  NatanSerafin em 2010-02-08, 08:36

Se formos para uma análise MAIS complexa deste tema, veremo s que Cristo, CRITICA sim, mas apenas a prática APARENTE da lei. Ele critica o parecer ser piedoso, porque pratico as esmolas, guardo o sábado, sou seguidor da lei mosaica (SIM, lei mosaica, ela pode ser confundida com a lei de Deus, mas, não é assim entendida pelos estudiosos)....

Entendo que, na verdade, a única coisa que Cristo mudou, foi a relação com Deus, quanto ao pecado...

Antes, erravamos e expiavamos com sangue de terceiros (uma rolinha para isso, um carneiro para aquilo, um boi para outro e etc).
Agora, Cristo fez-se o cordeiro por nós e EXIGE DE NÓS total abstinencia do pecado.

É lei mais pesada que a mosaica. Um código moral muito mais preciso e exigente, que o anterior. Embora com a misericórdia presente, que nao havia em alguns momentos da lei mosaica, Jesus PREGA na verdade algo muito mais duro de cumprir, que Moisés.

Quanto ao texto inaugural, o irmão está nos chamando para a relevância dos demais livros, além dos livros que nos passam a lei mosaica ( o pentateuco ). Isso é MUITO IMPORTANTE MESMO.

Aproveito para também convoca-los a RELEREM o pentateuco, desde o gênesis, agora, com os olhos de um homem maduro e com novos conhecimentos e espiritualidade mais desenvolvida.... IRÃO SURPREENDER-SE COM O QUE DESCOBRIRÃO....

NatanSerafin

Número de Mensagens : 58
Idade : 46
Localização : Sao Paulo - SP
Data de inscrição : 03/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Lei de Moises

Mensagem  Rock em 2010-03-24, 16:24

No livro de Mateus, Jesus afirmou que ele não veio para revogar a Lei ou modificá-la, e como ele foi fiel seguidor e cumpridor, a Lei não foi e não deve ser alterada. Portanto, Paulo sim, que foi o incentivador do catolicismo, alterou muitos pontos da Lei de Moises, em discordância com Pedro e outro apóstolos. Sendo assim, a Lei de Moisés não foi encerrada e nem modificada por Jesus, devendo ser cumprida. Os católicos que traduziram erroneamente muitos trechos da Bíblia e ainda separaram em antigo e novo testamento. E os evangélicos ou protestantes seguiram conforme foi traduzido por eles. Jesus em nenhum momento disse ou solicitou para que não seguissem a lei, pelo contrário.

Rock

Número de Mensagens : 5
Idade : 61
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 24/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Lima em 2010-03-24, 18:10

Rock escreveu:No livro de Mateus, Jesus afirmou que ele não veio para revogar a Lei ou modificá-la, e como ele foi fiel seguidor e cumpridor, a Lei não foi e não deve ser alterada. Portanto, Paulo sim, que foi o incentivador do catolicismo, alterou muitos pontos da Lei de Moises, em discordância com Pedro e outro apóstolos. Sendo assim, a Lei de Moisés não foi encerrada e nem modificada por Jesus, devendo ser cumprida. Os católicos que traduziram erroneamente muitos trechos da Bíblia e ainda separaram em antigo e novo testamento. E os evangélicos ou protestantes seguiram conforme foi traduzido por eles. Jesus em nenhum momento disse ou solicitou para que não seguissem a lei, pelo contrário.

Bem, acredito que a passagem de Mateus à qual se refere seja esta:

MATEUS (cap. 5)·
17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

Mas como conciliar essa passegem com essa aqui:

LUCAS (cap. 16)·
16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.

É uma contradição? Não. Então como conciliar? É simples:

Meu caro, Jesus não destruiu a lei, Ele cumpriu. Mas, notório é
que, nenhum humano pôde cumprir a lei! Mesmo os israelitas não cumpriram
invalidando-a (Jer. 31:32). Então a vinda de Jesus foi providencial
para que a lei não passasse sem ser cumprida! Quando Jesus (por
nós) cumpriu a lei, essa cessou. Acabou o seu vigor. Foi por isso que
ele quiz dizer: "de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até
que tudo seja
cumprido. Em outras palavras: Nada se omitiria da lei até que ela
fosse cumprida! Entendida essa parte fica clara a outra: " A lei e os
profetas vigoraram até João..."


Rock escreveu:Portanto, Paulo sim, que foi o incentivador do catolicismo, alterou
muitos pontos da Lei de Moises, em discordância com Pedro e outro
apóstolos.

Não é isso que a bíblia ensina, veja:

GÁLATAS (cap. 1 )
11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;
12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.

GÁLATAS (cap. 2)·
1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito.
2 E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão.
3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
(...)
7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão
8 (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios),
9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.

Essas duas passagens são suficientes para mostrar que o que Paulo era genuíno em sua pregação e tinha o aval dos demais apóstolos.


Daí Paulo, cheio do Espírito Santo, afirma que a lei foi ordenada para punir as transgressões (Gal. 3:19); não tinha proposta de salvação (Gal. 3:21), e serviu para nos conduzir a Cristo e a fé (Gal. 3:24)!!

Todos os seus ensinos se depreendem desse princípio!!!

Rock escreveu:Os católicos que traduziram erroneamente muitos trechos da Bíblia e ainda separaram em antigo e novo testamento.

Bem, analisando hebreus, com cuidado, essa dúvida fica esclarecida:

(Hebreus 9)
15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

(Hebreus 7)
18 Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua
fraqueza e inutilidade
19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e
desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos
aproximamos de Deus.

Deus abençoe
avatar
Lima

Número de Mensagens : 108
Idade : 43
Localização : Bahia
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Data de inscrição : 25/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Antigo Testamento é apenas a Lei de Moisés?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum