AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

A Bíblia - Curiosidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Bíblia - Curiosidades

Mensagem  Welbe em 2009-10-01, 10:03

A Bíblia - Curiosidades





Abaixo constam algumas curiosidades sobre as Escrituras:



Quantas letras tem a Bíblia?
A Bíblia contém cerca de 3.566.480 letras, que constituem 773.692 palavras.

Quantos versículos tem a Bíblia?
A Bíblia, na tradução de Almeida Revista e Corrigida, possui 31.105 versículos (o maior é Et 8.9; o menor é Êx 20.13).

Quantos capítulos tem a Bíblia?
A Bíblia conta com 1189 capítulos.

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d’Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D’Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

Qual (is) a(s) primeira(s) Bíblia(s) completa(s) publicada(s) com a divisão de capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. (Hoje, as notas históricas dos estudiosos protestantes de Genebra agregadas a novas notas de estudo podem ser encontradas em um recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil: a Bíblia de Estudo de Genebra.) Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.

Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.

- O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

- Vamos Ler a Bíblia ? Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;

- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;

- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;

- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;

- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;

- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;

- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;

- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)

- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6: 5)

- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24: 13 - 18, João19: 25)

-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11: 26, Atos 26: 28 e I Pedro 4: 16)

Que a terra está suspensa sobre o nada: “Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a TERRA SOBRE O NADA.” JÓ 26:7.

Que o ar tem peso: “Quando regulou o PESO DO VENTO e fixou a medida das águas;” JÓ 28:25.

- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2: 4)

- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2: 2)

- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)

- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2: 4; Jz 9:16, 9:19; e 1º Sm 21:5)

- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes??

- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.

- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.

- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.

- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.

- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontran-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.

- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová" 6.855 vezes.

- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.

- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?
Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?
Lamentações, Jonas e Naum.

Qual o menor livro da Bíblia ?
2 João (possui somente 13 versículos).

Qual o maior livro da Bíblia ?
Salmos (possui 150 capítulos).

Qual o menor versículo da Bíblia ?
Êxodo 20-13 (possui 10 letras).

Qual o maior versículo da Bíblia ?
Ester 8-9 (possui 415 caracteres).

Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?
773.693 palavras.

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
Ester e Cantares de Salomão.

Quem escreveu os livros?
Conferir tabela abaixo. Nem todos os escritores são conhecidos.

Quando os livros foram escritos?
Conferir tabela abaixo. Nem todos as datas são precisas ou conhecidas.
ANTIGO TESTAMENTO
LivroEscritor(es)Data Aproximada
GenesisMoisésSéculo 14 aC.
ÊxodoMoisésSéculo 14 aC.
LevíticoMoisésSéculo 14 aC.
NúmerosMoisésSéculo 14 aC.
DeuteronômioMoisésSéculo 14 aC.
JosuéDesconhecidoSéculo 14-13 aC.
JuízesDesconhecidoSéculo 13-12 aC.
RuteDesconhecidoSéculo 13-12 aC.
1 SamuelSamuel e outrosSéculo 11 aC.
2 SamuelSamuel e outrosSéculo 11 aC.
1 ReisDesconhecidoSéculo 10-6 aC.
2 ReisDesconhecidoSéculo 10-6 aC.
1 CrônicasDesconhecidoSéculo 10-6 aC.
2 CrônicasDesconhecidoSéculo 10-6 aC.
EsdrasEsdras ou NeemiasSéculo 6-5 aC
NeemiasEsdras ou NeemiasSéculo 6-5 aC.
EsterDesconhecidoSéculo 6-5 aC.
DesconhecidoDesconhecido
SalmosDavi e outrosSéculo 12-5 aC.
ProvérbiosSalomão e outrosSéculo 10-9 aC.
EclesiastesSalomãoSéculo 10-9 aC.
CantaresSalomãoSéculo 10-9 aC.
IsaíasIsaíasSéculo 8 aC.
JeremiasJeremiasSéculo 6 aC.
LamentaçõesJeremiasSéculo 6 aC.
EzequielEzequielSéculo 6 aC.
DanielDanielSéculo 6-5 aC.
OséiasOséiasSéculo 8 aC.
JoelJoelSéculo 8-7 aC.
AmósAmósSéculo 8 aC.
ObadiasObadiasSéculo 7-6 aC.
JonasJonasSéculo 7-6 aC.
MiquéiasMiquéiasSéculo 7-6 aC.
NaumNaumSéculo 6 aC.
HabacuqueHabacuque.Século 7-6 aC.
SofoniasSofoniasSéculo 7-6 aC.
AgeuAgeuSéculo 6-5 aC.
ZacariasZacariasSéculo 6-5 aC.
MalaquiasMalaquiasSéculo 6-5 aC.
NOVO TESTAMENTO
LivroEscritor(es)Data aproximada
MateusMateus70 dC.
MarcosMarcos (e Pedro)50 a 70 dC.
LucasLucas64 a 70 dC.
JoãoJoão69 a 90 dC.
AtosLucas90 dC.
RomanosPaulo58 dC.
1 CoríntiosPaulo55 a 57 dC.
2 CoríntiosPaulo55 a 57 dC.
GálatasPaulo48 a 58 dC.
EfésiosPaulo62 a 63 dC.
FilipensesPaulo62 dC.
ColossensesPauloSéculo 1 dC.
1 TessalonicensesPaulo51 dC.
2 TessalonicensesPaulo51 dC.
1 TimóteoPaulo63 dC.
2 TimóteoPaulo64 dC.
TitoPaulo65 dC.
FilemomPaulo61 a 62 dC
HebreusDesconhecido68 a 70 dC.
TiagoTiagoSéculo 1 dC
1 PedroPedro62 a 69 dC.
2 PedroPedro62 a 69 dC.
1 JoãoJoão85 a 100 dC.
2 JoãoJoão85 a 100 dC.
3 JoãoJoão85 a 100 dC.
JudasJudas70 a 80 dC.
ApocalipseJoão95 dC.


Welbe

Número de Mensagens : 347
Idade : 47
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 29/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Bíblia - Curiosidades

Mensagem  Romário em 2009-11-01, 11:24

Apenas curiosidade sobre isto:

'Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.

Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas. '

Vejamos: O menor e maior capítulo da Bíblia não pode estar em Salmos, pois, o livro de Salmos NÃO É CONTADO EM CAPÍTULOS.

Também, a Bíblia não pode ter '1.189 ' capítulos, mas "1.039" capítulos, excluindo-se Salmos por não conter capítulos.

Os menores versículos estão em Êxodo 20.13-14-15, pois, cada um destes três versículos possuem seis(6) letras...no texto hebraico.


avatar
Romário

Número de Mensagens : 214
Idade : 43
Localização : MG
Data de inscrição : 11/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum