AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Participe do fórum, é rápido e fácil

AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Banalização das Escrituras?"

2 participantes

Ir para baixo

"Banalização das Escrituras?" Empty "Banalização das Escrituras?"

Mensagem  "EKKLÉSIA: Coluna e Balua 2009-07-02, 12:32

Saudações Cristãs!
Empreendedores protestantes de diversas vertentes ou segmentos. sempre priorizaram o livre e irrestrito acesso aos Sagrados Textos, bem como a viabilidade do seu alcance... Para tanto, mesmo em periodo anterior à Reforma, expuseram suas cabeças, utilizando-se dos mais variados estratagemas e meios... Nos presentes dias, um exemplar das Escrituras pode ser encontrado em qualquer "sebo" ou banca de jornais e revistas, de modo que àquilo que outrora consistia um "hercúleo" desafio, hoje, beira às raias de uma trivial banalidade...
Banalidade... Banalização... "Conditio sine qua non" para tudo o que concerne a pós-modernidade...
E o que dizer da "Ekklésia" e seu legado? E, em que se estriba a "Ekklésia" senão em seus ESCRITOS...?
Isto posto, caríssimos, o que pensar acerca da multiforme variedade de versões e adequações bíblicas atualmente colocadas à disposição do leitor?
Biblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira... Bíblia Anotada... Biblia de Estudo Pentecostal... Bíblia de Estudo da Mulher... Biblia da Galera... Bíblia de Estudo para uma Sexualidade Bem Sucedida...

"Banalização das Escrituras?" 1207796868827_bigPhoto_1

Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira

Para àqueles que sugerem que um simples "textuário" ou índice temático possa comprometer a integral neutralidade do texto, o que dizer destes, que o adequam às suas particulares (e nem sempre louváveis...) inclinações?

"Banalização das Escrituras?" 369063

Bíblia de Estudo da Mulher

Temos, assim, uma explicita e escancarada INDUÇÃO do fiel leitor à hermenêutica ou exegese aplicadas...

"Banalização das Escrituras?" 032

Bíblia de Estudo Pentecostal

Como deve, posicionar-se a Congregação Cristã - na pessoa de seus Anciãos "primazes" - acerca de tal questão? Resevar-se ao silêncio, ou emitir um parecer formal e deliberativo?
"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" ( II Pedro 3,16).
Atenciosamente,
"Em Caridade"
Irmão Ednelson.

"EKKLÉSIA: Coluna e Balua

Número de Mensagens : 172
Idade : 46
Localização : Itapetininga
Emprego/lazer : Psicólogo/Literatura
Data de inscrição : 05/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

"Banalização das Escrituras?" Empty Re: "Banalização das Escrituras?"

Mensagem  anezio_alves 2009-07-02, 16:00

Só fazendo um parentesis: as bíblias de estudo de Genebra (adotada pela IPB) e a Bíblia de Estudo Almeida (acho que mais adotada pela AD) são excelentes!

Quanto às demais, realmente é uma feira livre, tem para tudo quanto é gosto e para tudo quanto é ocasião. Um exagero sem limites. Nem digo que é uma banalização propriamente dita das Escrituras Sagradas, mas acredito ser totalmente inadequado, sem contar que fica muitas vezes uma bíblia de 'estudo' voltada para a filosofia de operação de uma determinada denominação como por exemplo a tão famoso 'batalha espiritual e vitória financeira', ora, as neopentecas só vendem isso em seus púlpitos. Bom, não que uma denominação não possa ter uma bíblia de estudo que tenha em destaque (e não que adapte, como fazem os testemunhas de Jeová) os pontos de destaque da denominação, aqueles mais abordados, no entanto isso, a meu ver, mostra que a mentalidade da denominação é muito restrita e/ou limitada. Por isso prefiro a Genebra e a Almeida (noventinha cada uma na SBB) que são gerais e não orientadas, e realmente auxiliam a compreender muita coisa, apesar de sempre haver alguma teologia ali dentro que eu não aceito como verdadeira (da mesma forma que há doutrinas na CCB que também não aceito como doutrina).

Daqui há pouco vão surgir bíblias do tipo: 'trago seu amor de volta em 7 dias. Pagamento depois do resultado'.... ou seja, como se esse Livro tivesse apenas uma aplicação específica, menor que o objetivo final da jornada empreendida pelo Cristão. Aliás, queria ver alguma denominação e/ou isntituição teológica preparar uma bíblia temática e/ou de estudo do tipo: 'Salvação da Alma e Remissão de Pecados'.... é... mas assim o 'povão' não se interessa e nem compra, já que as massas querem mesmo é promessa de grana no bolso, felicidade no amor, libertação espiritual (pois se você não adquiriu nada na vida, se sua grana não dá até o fim do mês é porque alguém tem inveja do que é seu). Tudo bem que todo Cristão, budista, muçulmano, ateu, etc. quer ter essas coisas, mas daí fica a pergunta: mas só isso?

P.S.: desculpem por ter fugido um pouco do tema do tópico, mas achei interessante abordar sucintamente esse 'mercado' da fé que vemos aí.
anezio_alves
anezio_alves

Número de Mensagens : 117
Idade : 44
Localização : Niterói - RJ
Emprego/lazer : Professor/Eng. Mecânico
Data de inscrição : 02/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos