AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-13, 11:34

A paz de Deus!
Irmãos!, como podemos entender a disseminação das Escrituras(mais necessariamente as Epístolas apostólicas), nas Igrejas dos dias dos Apóstolos?.
Alguns dizem que as "Epístolas Paulinas", por exemplo, foram determinadas especificamente, às Igrejas às quais eram enviadas!.
Quando Pedro faz referência as Epístolas de Paulo;IIPed.3:15,16; não fica evidente que todas as Epístolas apostólicas, serviam como paradigma, e eram ensinadas em todas as Igrejas da época?.
O que os irmãos podem dizer a respeito?
Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 65
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  Ezequiel Neves em 2009-06-13, 15:01

As Escrituras Sagradas Judaicas, das quais o nosso Velho Testamento faz parte eram a Bíblia dos apóstolos nos primeiros anos do cristianismo. O VT Tem caráter preparatório com relação ao Novo Testamento. Era usado pelos pregadores de então para proclamar a Jesus como o Messias prometido e esperado. O próprio Senhor Jesus reconheceu a autoridade do V. T. (Jo. 5:39), que serve de exemplo do qual podemos extrair muitas lições (1 Co. 10:6,11 / Rm. 15:4). Compreende o período que vai da criação do mundo até aproximadamente quatrocentos anos antes de Cristo.

Na verdade a Bíblia não teve nenhum autor único de sua compilação, ela foi crescendo tanto o VT como o NT com o passar dos tempos. Quanto as Escrituras dos Apóstolos, possivelmente elas foram direcionadas originalmente as igrejas que eram destinadas, mas estavam registradas e posteriormente no canon romano assumiu sua devida posição no Novo Testamento como o conhecemos.

Ezequiel Neves

Número de Mensagens : 285
Idade : 62
Localização : Porto Alegre
Emprego/lazer : Advogado
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-14, 10:59

A paz de Deus!
Quando Pedro escreve na sua Epístola: "Como também o nosso amado irmão Paulo 'vos escreveu', segundo a sabedoria que lhe foi dada. Falando disto, como 'em todas as suas Epístolas', entre as quais há pontos difíceis de entender"...II Ped.3:15,16...(destaque meu)
No meu modo de entender, estas referências de Pedro, concernentes as "Epístolas de Paulo", deixa subentendido que as Igrejas da época, às quais Pedro enviava suas Epístolas, já conheciam ás de Paulo, enviadas a determinadas Igrejas!?; exe.: Romanos, Coríntios, Gálatas e etc...
Ou estou equivocado?
Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 65
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  Ezequiel Neves em 2009-06-15, 16:32

Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia são as regiões que Pedro enviou suas epístolas e para estas regiões Paulo já haviado enviado as suas cartas destinadas a cada uma delas. È natural portanto, que Pedro se referisse desta forma as cartas de Paulo.
Ezequiel

Ezequiel Neves

Número de Mensagens : 285
Idade : 62
Localização : Porto Alegre
Emprego/lazer : Advogado
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  "EKKLÉSIA: Coluna e Balua em 2009-06-18, 10:36


Diletos Conservos

Saudações Fraternas!


Segundo informam-nos a atual Hermenêutica e Arqueologia Bíblicas, os escritos neotestamentários, ainda apresentam significativas lacunas, em diversos aspectos... Um deles (e um dos mais controversos) diz respeito a autoria dos textos apostólicos. Assim, supõe-se que muitos dos textos oficialmente arrolados na seleta coletânea "canônica", não devam ser pontualmente atribuidos aos seus respectivos autores. Tal se dá para com a Epístola a Tito, em razão de suas peculiaridades estilisticas, bem como o conteúdo... O mesmo, no tocante às Epistolas "Petrinas"... Não constam no "Fragmento Muratoriano", e foram, já por Orígenes declaradas réprobas quanto a canonicidade... Consideram-se, contudo, pareceres patrísticos, tais como os de Pápias, Irineu e Policarpo - o segundo, por sua privilegiada condição (discípulo de João, o Apóstolo) e, portanto, ocular testemunha entre os períodos apostólico e pós-apostólico. Quanto a "Hebreus", permanece, desde os primeiros séculos envolto em incógnito mistério, não obstante, Lutero nele veja "as penas" do primitivo cooperador ministerial Apolo, e Calvino e Erasmo "traços" da estilística peculiar a Clemente de Roma... Seria pouco prudente atribuí-lo a Paulo ... As alas gregas, porém, não hesitaram em fazê-lo, desde remotos dias... "Atos dos Apóstolos", sequer dispunha de tal título... O mesmo, foi-lhe gradualmente aplicado, sendo que as vertentes ortodoxas orientais ainda conservam o designativo: "Atos Apostólicos" ou "Obras Apostólicas"... Pretender tê-lo como uma produção literária confiada a LUCAS, continua sendo uma medida paliativa ou provisória... ... Também o Livro da Revelação ("Apocalipse") sempre esteve sob mira de contínua suspeita. Alega-se, que sua composição/estrutura, bem como o "koiné" utilizado não apresentam substancial equivalência quando confrotados com os demais escritos atribuídos a João. Por conta disso, alguns autores insistem em mantê-lo "sob condição", e alguns, sem maiores cerimônias o tem excluído de seus "cânones" pessoais...Uma das mais recentes hipótese, sugere que o presente texto seja de autoria de "João de Patmos", um dos membros ou oficiais da comunidade cristã efésia Um das mais relutantes resistências para com o referido escrito se deu por parte dos ortodoxos orientais, que a acataram em sua canonicidade apenas tardiamente...
Ainda no quesito autoria, tem-se considerado (ainda que em menor escala) o filtro representado pelos amanuenses aos quais delegava-se (salvo raras excessões) a final redação.




Codex Sinaiticus
(Códico "Áleph")
De qualquer modo, mediante o exposto, compete-nos (por uma questão de prudência e cautela), sempre dirigir-se aos escritos mencionados como "atribuídos à" e não "escrito por"...
Bem, o "Cânon", em seu inicial esboço, foi formalmente apresentado apenas em 397 (Concílio de Cartago), o que nos indica o quão vasta e diversa eram as obras literárias em voga... Ademais, João o Apóstolo, de certa maneira já o antevira: "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem (Evang. de João, 21:25).


Quanto à abrangência ou alcance dos textos, embora, providos de endereçamento em seu intróito, desde muito precocemente passaram a dispor de universal e irrestrita aplicabilidade. Assim, uma sentença doutrinária particularmente endereçada a primitiva "ekklésia" coríntia, por extensão, seria aplicada ou adaptada às necessidades locais de uma comunidade outra . Podemos ainda pressupor a regularidade deste princípio, pelo "intercâmbio epistolar" implicito ao fragmento seguinte: "E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a epístola que veio de Laodicéia lede-a vós também " (Colossenses 4:16)

Com relação às questões de ordem cronológica, tem-se como consenso que muitas delas não correspondem em exatidão ao tradicionalmente aceito, o que reflete de imediato na distribuição dos Escritos. De sorte que Mateus, não constitui o "carro abre-alas" da coletânea neotestamentária... Há que se destacar que a questão crononógica possui relevante peso na maneira como determinado texto é enfocado no âmbito da autoria.



De qualquer modo, "tenho para comigo mesmo" que tais dilemas em nada devam comprometer a integridade dos Legados genuinamente Apostólicos, bem como a natureza e consistência de nossa Fé. Quem quer que esteja minimamente familiarizado com o "patrimônio cultural cristão", saberá, sem maiores dificuldades, distinguir a procedência e escopo de determinado texto. Acaso, não fomos nós agraciados pelo Espírito de Verdade e discernimento?... Ora, o mesmo Espírito testifica junto ao nosso espírito acerca daquilo que lhe é próprio ou suspeito... À titulo de exemplo, posso citar a "Didaquê" ... Sempre fui "acometido" de uma natural repulsa para com tal "documento" (não objetando, entretanto, para com aqueles que o tem como passível de credibilidade)...

Assim, diletos, consideremos sobremodo o fato de que o Altíssimo vela por Sua sempiterna Verdade e, alheio a toda humana maquinação, o Verbo tão-somente contempla o ir e vir das coisas criadas.

Atenciosamente,
"Em Caridade"
Irmão Ednelson.

"EKKLÉSIA: Coluna e Balua

Número de Mensagens : 172
Idade : 40
Localização : Itapetininga
Emprego/lazer : Psicólogo/Literatura
Data de inscrição : 05/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-18, 19:22

A paz de Deus!
Os irmãos responderam com muita propriedade, pois uma das dificuldades de nós Cristãos hoje, é não têr uma doutrina bem definida(se é que posso dizer assim!) no (NT), como era bem definida a Lei dada a Moisés no (VT).
Apesar do Senhor Jesus, nos Evangélhos, e dos Apóstolos, na assembléia de Jerusalém, têr determinado os pontos fundamentais; muitas doutrinas determinadas por escrito ou verbalmente, se perderam!; as que felizmente chegaram até nós, parece que causaram e ainda causam, inúmeras divergências...; exe.: Irmãs ensinarem nas igrejas, doutrina do véu, dizimo, liturgia e por aí vai...; segundo alguns, muitas dessas doutrinas, deixadas através de Paulo, são locais, e não universais!; (sei que para nós são universais).
O "Didaquê", (que parece não têr merecido ser inserido no Cânon!?), segundo alguns, veio preencher essa "suposta lacuna"...!; sei não...; mas!?
Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 65
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrituras nas Igrejas do 1º século:

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum