AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Hebreus 12:23...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hebreus 12:23...

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-08, 18:34

A paz de Deus!

Como os irmãos interpretam esta parte: 'À universal assembléia e igreja dos primogênitos', que estão inscritos nos céus, e a Deus o juiz de todos, e 'aos espíritos dos justos aperfeiçoados'...Heb.12:23...(destaque meu)

Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 64
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  José de Arimatéia em 2009-06-09, 10:56

Atualmente vemos 2 lados significativos para Igreja. Um é espiritual, a igreja invisível, no seu todo, em todos os tempos Assembléia Universal, o Corpo de Cristo, e o lado físico, institucional, de uma comunidade religiosa que se reune rotineiramente. No sentido espiritual, a Igreja tem Cristo como Cabeça (Cl 1.18) e o seu povo como o Corpo. Essa Igreja tem administração espiritual, sob a direção do Espírito Santo (Jo 14.26). E sempre que nos colocamos sobre
seu auspícios, vemos tudo funcionar muito bem. E com certeza é essa Igreja que diz o autor do livro aos Hebreus, que se expressa de modo eloqüente nas seguintes palavras: “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos,
e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.22,23; grifo meu). Nessa só os os convertidos de verdade estão incluídos, tantos vivos, como os que já morreram, desde a fundação do mundo. Quem faz parte dessa Igreja está plenamente de acordo com os mandamentos de Jesus Cristo nas Escrituras Sagradas, que são a nossa Lei em todos os aspectos da vida espiritual, ética, familiar, financeira. etc.

Mas apesar do lado espiritual que mostrei aqui, tem também o institucional, que é é formada por pessoas que se unem, e se reúnem, para adorar e servir a Deus, em um determinado local. Está sob os olhos de Deus. No meio dessa igreja ou denominação, estão “o trigo” e o “joio”. Como Instituição, a Igreja precisa de direção,ensinamentos, estatutos, e de gestão humana. Entretanto, A Congregação Cristã como instituição, nunca deixou que suas normas, que devem constar de seus estatutos, sobrepor-se à Bíblia Sagrada. Perante as autoridades civis ou jurídicas, os estatutos de uma igreja constituem sua lei. Os crentes da Congregação estão sujeitos às autoridades legitimamente constituídas (Rm 13.1-7). Mas, e é parte da Igreja de Cristo, por isso a igreja local é submissa, acima de tudo, à Palavra de Deus. O cristão deve cumprir a lei do País, até o ponto em que esta não atinja os princípios espirituais e morais da Palavra de Deus. Questiono muito algumas denominações, que tem procurado agradar o mundo. Mas o mundo não quer agradar à igreja. Contextualizações de sacramentos e liturgias que num certo momento perdem de vista a linha divisória do que separa o mundo e nós Cristãos. No final das contas, do balanço espiritual que deve ser feito, registra-se que o processo de transformação que o Espírito Santo opera em nós quando nos convertemos, é praticamente nulo nestas igrejas ditas contextualizadas. Não há transformação, não há mudança, seja crente do jeito que você sempre foi no mundo. É a mensagem subliminar que este pseudo evangelho prega.

Os anjos são submissos à Palavra de Deus: “Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra” (Sl 103.20). Quando o povo de Deus submete-se à sua Palavra, Ele manda bênçãos espirituais e materiais sobre todos e sobre a Terra (Dt 11.13-15). Alguns autores teológicos dizem que a Bíblia precisa ser revisada;
fazer uma nova interpretação dos textos bíblicos, que muitos textos da Bíblia não condizem com os dias de hoje, que muita coisa era reflexo de uma época e de uma cultura que já não existem mais. Isso é manifestação diabólica contra a Palavra de Deus. O maligno sabe que, se a Palavra de Deus for pregada como ela é (ortodoxia), é grande o poder de salvação que Ela tem; é grande o efeito transformador de vidas, pela Fé em Cristo Jesus. A Palavra de Deus em sua integralidade tem um poder mortal de destruição do mal. E isso apavora a serpente sedutora do pecado. O crente para cumprir aquilo que Deus determinou em seu plano, não precisa revisar a Bíblia, mas apenas cumpri-la, em obediência e santificação.

E irmão Samuel, Paulo falou em igreja mais do que outro apóstolo. Aqui no site tem a Bílbia online para pesquisa. Digite igreja no Novo Testamento. O irmão verá o quanto sobre igreja é dito e pode nos esclarecer ainda mais. Espero ter contruibuido, Deus te abençoe
José de Arimatéia

José de Arimatéia

Número de Mensagens : 88
Idade : 40
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : comerciante(Livros de Direito)
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  "EKKLÉSIA: Coluna e Balua em 2009-06-09, 12:10

Caríssimo irmão,
Cordiais saudações...

Perdoe-me a intromissão, mas "até onde me á dado a saber", as assertivas acima mencionadas encontram-se em tudo concordes com o universal parecer acerca do fragmento em pauta:
"kai ekklhsia prwtotokwn apogegrammenwn en ouranoiV kai krith qew pantwn kai pneumasi dikaiwn teteleiwmenwn" (Hebreus: 12:23)
Geralmente, parece-nos (a primeira vista) uma redundância a reiteração da idéia de "ekklésia", contudo, o autor de Hebreus mesmo dirigindo-se a cristãos de origem judáica, utiliza-se de figuras e alegorias comuns ao contexto greco-romano. Assim, como imagem extensiva ao máxime e apoteótico evento de toda a expectação cristã (a "Parousia"), alude o autor a uma imagem já assimilada por todos os territórios subjugados pela cultura romana: o Olimpo e a Assembléia dos Deuses... Por essa via, exprime a solene e régia condição dos eleitos em Ekklésia, bem como o seu augusto fim. O tempo vocabular utilizado, porém, situa-se num presente-contínuo, razão pela qual uma "Ekklésia" invisível e já triunfante se faz observável, em contrapartida àquela ainda em "regime" militante.
Quanto a expressão "espíritos dos justos aperfeiçoados", encerra significação dúbia, sendo por muitos deturpada. Isso conduziria, entre outros, a suposição de que (à semelhança dos postulados kerdecistas) os santos estejam em processo de gradual evolução ou escalada. Requer, portanto, prudência em sua aplicabilidade.
Sem mais,

Atenciosamente.
"Em Caridade"
Irmão Ednelson

"EKKLÉSIA: Coluna e Balua

Número de Mensagens : 172
Idade : 39
Localização : Itapetininga
Emprego/lazer : Psicólogo/Literatura
Data de inscrição : 05/06/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  José de Arimatéia em 2009-06-09, 14:25

Irmão Ednelson, não há intromissão alguma na sua contribuição aos debates que temos a pretensão de formular e participar. Pelo contrário, nos dignifica termos aqui um formador de opiniões da sua estatura.

Só gostaria de complementar sua afirmação sobre a confusão com teses diferentes que a ação "aperfeiçoamento dos justo" podem criar. Alias, diga-se de passagem, é ujm alerta oportuno e justo.

Efésios 4:13
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

É interessante notar que percebemos aqui que em nível espiritual se fala do homem perfeito, quando falamos do home somente no plano material. Isso me faz crer que a raça humana não está reduzida a um tabernáculo de carne e sim que o homem verdadeiro se mostra depois que partirmos deste mundo. Me vem a mente até mesmo, que o corpo incorruptível que iremos conquistar, já foi nosso em alguma era, e que a queda representa exatamente a perda da imortalidade. Lembremos que simbolicamente no Paraíso, Deus não proibiu a Adão de comer a árvore da Vida, mas sim da árvore do conhecimento, e depois que comeu veio para si a morte do homem. Mas paro por aqui para não fugir do foco.

Quero eu em minhas limitações, com essas palavras dizer que nada é mais natural do que o espíritismo ou mesmos outras religiões não cristãs mais antigas falarem sobre a aperfeiçoamento do homem. Porque isso é uma experiência que está imposto como arquétipos no profundo da mente humana, entre eles a mais conhecida experiência individual humana, é a sensação de uma coisa perdida, de algo que se foi quando estamos imersos nas trevas.

Efésios 4:14
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o
vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam
fraudulosamente.

A maioria destas religiões com o tempo, tem desenvolvido falsas doutrinas baseadas em meias verdades, inspiradas por falsos espíritos que são demônios.

1 Coríntios 10:20
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos
demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os
demônios.

Mas a passagem bíblica abaixo é clara, apesar de entender também um sentido espiritual, nos diz que chegaremos a estatura de varão perfeito em vida na terra, na qual conquistando-a, carimbamos de imediato o nosso passaporte para empreender esta tão esperada viagem de volta para casa.

Efésios 4:13
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Cristo nos veio trazer a Verdade inteira, e as religiões até vislumbraram em algum momento esta Verdade, me arriico a dizer que os Antigos conheciam a verdade e se afastaram dela, deixando-se levar por idéias criativas das quais nasceram as doutrinas estranhas. para que o homem nunca mais voltasse a conhecer a Verdade, e portanto afastar-se cada vez mais da Vida.

Porque dos inimigos do homens, demônios e os povos obscuros e de raça estranhas ao nosso DNA, que um dia lutaram contra Deus, o interesse maior é deixar a humanidade debaixo da neblina que obscureceram a nossa visão.

Mas Cristo veio...

João 8:32
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Creio que é só, irmão, o espiritismo pode até falar algo parecido, o budismo, o hinduísmo, ou mesmo essas seitas místicas da nova era. Mas não trabalham com a Verdade e sim com meias verdades, porque estão sob o jugo de doutrinas inspiradas por demônios. Espero não ter "divagado" demais...

Deu te abençoe, José de Arimatéia

José de Arimatéia

Número de Mensagens : 88
Idade : 40
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : comerciante(Livros de Direito)
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-09, 15:42

A paz de Deus!

Bem esclarecedoras, estas respostas dos irmãos!
Minha dúvida centrava justamente nestas duas partes: "Igreja dos primogênitos" e "Espíritos dos justos aperfeiçoados"...; principalmente se nos transportassemos para os dias do Apóstolo que escreveu esta Epístola, que era o início da formação da Igreja...

Deus vos abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 64
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  Mariotti em 2009-06-09, 17:58

Primogênito tem o sentido do primeiro que nasceu numa família, ou de alguém que ocupa uma posição de primazia (Êxodo 4:22; Colossenses 1:15). No Velho Testamento, o primeiro filho homem recebia uma porção dobrada da herança (Deuteronômio 21:7). Todos os primogênitos, homens e animais, pertenciam ao Senhor (Números 3:13). Agora, todos que pertencem ao Senhor têm esperança de receber a herança dobrada, a vida eterna no céu. (2 Timóteo 4:8; 1 Tessalonicenses 4:17).

Logo podemos afirmar que somente a igreja dos primogênitos recebeu a grande comissão? Qual igreja é essa? Será a igreja universal invisível? Será a reunião dos salvos de todas as gerações? Muitos dizem que não.
Que a igreja dos primogênitos tem de ser aquela igreja composta pelos primeiros salvos que a ela foram membrados.

Mas eu entendo que quando se fala na igreja dos primogênitos, há referências claro, igreja primeira, a dos apóstolos. Mas hoje isso significa uma qualidade de igreja. Um modelo ideal para Cristo. É a igreja que promove a continuidade dos atos apóstólicos em sua essência e também o ideal de adoração a Deus assim como adoravam os primitivos. Por isso somos chamados de cristãos apóstólicos, não da boca para fora e sim como prática essencial..

Quando olhamos para os apóstolos, eles foram os primeiros a serem colocados na igreja de Cristo. Ela teve inicio com eles. É justo que sejam chamados de primogênitos. Mas primogênitos serão todos aqueles que tiverem como modelo Jesus Cristo que foi o primogênito maior e praticarem as Escrituras como os apóstolos recomendaram a igreja primitiva.

Naquele dia o Senhor não fará distinção de quem veio primeiro ou depois, porque está escrito que os primeiros serão os últimos e o maior servirá o menor. O Senhor olhará o modelo e verá quem são aqueles que estão no Espírito que guiou os primogênitos da sua igreja invisível e universal. É pensando nisso que estou integralmente de acordo com Arimatéia na questão da equivocada contextualização em variadas denominações.

Por isso muitos teólogos dizem que não podemos ser os primogênitos. Porque não querem arcar com a prática primitiva de ser Cristãos, postulando a Fé como os primitivos fizeram, colocando diferenças culturais e de épocas como potencial dificultador para se cumprir as Escrituras conforme a sua origem. Com todo o respeito, eu discordo,esquecem-se que antes da igreja universal, existe a Palavra de Deus, que é universal e trancende a qualquer cultura, seja ela com diferenças de época ou de lugares ou até mesmo em outro planeta, se assim for possível..

Eliseu Mariotti

Mariotti

Número de Mensagens : 367
Idade : 52
Localização : Brasil
Emprego/lazer : Jornalista e Publicitário
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-10, 13:51

A paz de Deus!
Tenho notado muita sabedoria, vinda de Deus, nas opiniões dos irmãos...!; Tenho certeza que os irmãos, já tem maturidade espiritual, para entender o que digo...; Que Deus os conserve sempre assim...
Deus vos abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 64
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hebreus 12:23...

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:03


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum