AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Eloifire em 2009-03-30, 17:10

Gostaria de saber a opinião sobre o conceito de predestinação.
avatar
Eloifire

Número de Mensagens : 18
Idade : 41
Localização : maringá
Emprego/lazer : Físico
Data de inscrição : 27/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Eldier Khristos em 2009-04-05, 13:35

Caro Eloi,
A definição principal é; consciência.
A descoberta da consciência, Você poderia dizer neste momento que Deus existe? ou que está pronto para aceitar a Deus? Ou que nada o acusa para herdar a salvação? ou até mesmo duvidar de todas essas perguntas, sem receio da... consciência. Como descrever o momento fantástico de Cristo nesse versículo com uma pecadora "Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava" João 8-9. Terá o momento meu irmão, que você estará sozinho com Cristo, e o que dirá a sua consciência?
Paulo, apóstolo de Cristo, e pelo Espírito Santo; se admira dela: "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco" 2 Coríntios 1-12.
E recomenda essa mesma consciência " pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" 2 Coríntios 4-2.
E orienta "mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé" 1 Timóteo 1-19.
E continua "conservando o mistério da fé com a consciência limpa" 1 Timóteo 3-9.
Fala da consciência dos hipócritas "pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência" 1 Timóteo 4-2.
Fala da consciência dos impuros "Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas" Tito 1-15.
Da testemunho da consciência limpa " Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia" 2 Timóteo 1-3.
Que a consciência converte " aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura" Hebreus 10-22.
Que a consciência regenerou todos os pecados " muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" Hebreus 9-14.
Que a consciência terá tristezas " porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus" 1 Pedro 2-19.
A consciência envergonhará os infiéis " fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo," 1 Pedro 3-16.
A consciência está no batismo "a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; " 1 Pedro 3-21
E que através da presciência de Deus, em já saber o futuro da nossa consciência espiritual, elege os santos desde a fundação do mundo "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade..." Efésios 1.3 a 5
Isso não é fantástico, reflita na sua consciência.
No Velho testamento fala da consciência, somente no livro de Jó, veja o que ele diz: "À minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida" Jó 27-6.
Realmente ele estava certo, era um predestinado... Adão no entanto...foi reprovado...justamente pela consciência.
avatar
Eldier Khristos

Número de Mensagens : 203
Idade : 42
Localização : Paraná
Emprego/lazer : Agente administrativo
Data de inscrição : 19/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  spurgeon em 2009-04-29, 13:08

predestinaçao nao e teoria e sim uma verdade pratica nas escrituras ensinada por jesus..... a biblia tem dois pontos central 1 jesus cristo... 2 a eleiçao dos escolhidos de deus

spurgeon

Número de Mensagens : 15
Idade : 36
Localização : minas gerais
Data de inscrição : 29/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Samuel Costa em 2009-05-22, 12:03

A paz de Deus!

O Senhor disse à Jeremias: "Antes que te formasse no ventre te conhecí, e antes que saísses da madre te santifiquei; ás nações te dei por profeta;Jer.1:5..."; E disse a Ananias: "Vai, porque este é para mim um vaso escolhido,...;At. 9:15..."; O apóstolo Paulo aos Gálatas: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela Sua graça,...;Gal. 1:15..."; citando apenas estes exemplos; fica evidente a teoria da "Predestinação".
Em Marcos o Senhor diz: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado;Mar.16:16..."; Em Apocalípse diz: "E vi os 'Mortos', grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os 'Mortos' foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, 'Segundo as suas obras';Apo. 20:12..."; nestes dois exemplos, fica evidente a "Condição para ser salvo".
No meu ponto de vista, estas duas teorias são válidas, no plano da salvação!, ou seja, tem os "Predestinados" e os que serão "Salvos pelas obras"!.

Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 65
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Edmilson em 2009-05-31, 15:44

'Predestinação' é um termo bíblico, mas que tem sido mal interpretado p/ maioria. Não existe uma predestinação fatalista e incondicional da parte de Deus, do contrário Jesus não diria; "... esforçai-vos por entrar pela porta estreita..." Lc 13:24. Quem deve se esforçar o homem, ou Deus? Claro que é o homem, se este confiando ser predestinado, não vigiar, corre o risco de perder a salvação Ez 33:13, Ap 3:11. Este o último vs diz claramente que o cristão não terá, mas já tem pela fé, a corôa da vida. Contudo há a possibilidade de perdê-la. A Bíblia diz que Deus quer que todos se salvem 1Tm 2:4, que ele não faz acepção de pessoas Rm 2:11, e que ele não tem prazer na morte do ímpio Ez 18:23. Mas pelo livre arbítrio, o homem escolhe seu caminho. Jesus não salvou apenas alguns, mas potencialmente salvou toda humanidade 2a Co 5:14 e 15, 1a Tm 2:6 e 4:10, Tt 2:11, Hb 2:9, 1a Jo 1:9 e 2:2, porém poucos tomam posse desta benção pela fé. Mas a fé não é dom de Deus? Sim, mas Jesus ordenou a fé ao homem Mc 11:22, Jo 6:29, Jo 14:1, 1a Jo 3:23, então o homem deve ter uma atitude também de crer, não deixando tudo p Deus, se não o fizer, será responsabilizado pelo próprio Deus. A predestinação bíblica, implica em que Deus conhece antecipadamente por 'presciência' a atitude de cada um mediante a oferta de salvação "...aos que conheceu, também os predestinou..." Rm 9:29. Então ele primeiro conhece, e só depois predestina 1a Pe 1:2. Meu e-mail p/ contatos evedmilson@yahoo.com.br

Edmilson

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte MG
Data de inscrição : 31/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-01, 18:18

A paz de Deus!
Essas teorias, "Predestinação ou Livre-arbítrio", no plano da salvação, é realmente muito complexo, e difícil de compreender, ou ser aceito sem objeções, tanto um como outro...
A Bíblia dá ampla margem para ambas as partes. De um modo simples: Deus, conhece todas as coisas, antes que essas venham a acontecer(Presciência),Ato.2:23; As coisas somente acontecem porque Deus determinou(Predestinar),Prv.16:4; Deus dá o direito de escolha aos humanos, se querem aceitá-Lo ou não(Arbítrio),Jos.24:15; Tudo isto, parece aceitável e Bíblico...; Mas há uma outra situação que me intriga:
Fico a imaginar, àqueles que jamais tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho; milhões ou talvez bilhões, que viveram muito longe das regiões onde o evangelho foi anunciado; como Russia, China, países do extremo oriente, das ilhas do Pacífico, e até os aborígenes das Américas, etc., que viveram nos séculos passados, após o advento do Senhor Jesus, sem jamais terem ouvido falar do evangelho, e viveram dignamente, uma vida honrosa, como ficarão estes?...; Deus é extremamente justo no Seu julgamento!;Apo.16:7; É neste sentido que entendo o juizo final...; Ora! se haverá julgamento, também haverá os que serão salvos pelo julgamento!...; Os "Predestinados", que seria a "Igreja ou os Escolhidos", segundo entendo, não entram em julgamento, pois Deus já os tem reservado para Si, por Seu decreto; Joa.5:24; Efe.1:4,5,11; 2:10; IITim.1:9...
Esse é apenas o meu parecer!... e respeito todas as opiniões...
Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 65
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Edmilson em 2009-06-03, 09:00

Há muita interpretação absurda sobre Provérbios 16:4, dizendo que Deus criou o ímpio só para condená-lo e ser glorificado nele. Em primeiro lugar, Deus não criou nenhum perverso; Ec 7:29 diz "... Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias." O que acontece, é que Deus "aproveita" esta perversidade adquirida, para usá-la como exemplo de julgamento a todos os rebeldes, além de glorificar sua misericórdia naqueles que se salvam. Faraó foi um exemplo disto; Deus usou sua perversidade, levantou-o como rei, o abateu e se glorificou nele Ex 9:16 e Rm 9:17. Deus não fez este rei como ímpio, mas sua impiedade foi adquirida durante sua vida, do contrário, Deus seria a fonte do mal, o que nunca pode ser verdade Sl 34:8.

Edmilson

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte MG
Data de inscrição : 31/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Edmilson em 2009-06-04, 12:05

O termo 'escolhido' nem sempre significa que alguém é escolhido para a salvação; se refere também àqueles que fazem parte do povo de Deus na atualidade. Saul era considerado escolhido 1o Sm 10:24, porém quando vemos sua rebeldia contra Deus, e seu suicídio, não podemos deduzir que se salvou. Israel é chamado escolhido no decorrer da história Sl 105:6, mas a maioria de seus indivíduos se perdeu. Os eleitos hoje, são salvos pela fé, mas isto não significa garantia de salvação; os escolhidos ainda devem obter a salvação 2a Tm 2:10. evedmilson@yahoo.com.br

Edmilson

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte MG
Data de inscrição : 31/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Samuel Costa em 2009-06-04, 16:54

A paz de Deus!

Como disse acima!; É muito complexo e difícil de ser aceito sem contestação, seja um ou outro;(Predestinação ou Livre-arbítrio)...
Creio que nenhum cristão, pode têr a presunção de dizer, que é predestinado; nem mesmo Paulo, que era um destes;Efé.1:11, ousou afirmar que já estava salvo;Fil.3:11a14...; penso que é nesta parte que está o mistério, para não se confiar naquela máxima: 'uma vez salvo, salvo para sempre'...
Deus abençoe!

Samuel Costa

Número de Mensagens : 56
Idade : 65
Localização : São Paulo-SP
Emprego/lazer : Aposentado
Data de inscrição : 01/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Admin em 2009-06-04, 17:28

Achei este texto na rede e bastante oportuno para encerrar a fase de debates deste tópico. Creio que muita coisa já foi falada, mas faltou buscar a origem destes pensamentos, tanto de um lado, quanto o outro.
Espero suprir esta parte com este texto e que cada um analise consigo mesmo e chegue a conclusões que o seu coração ordenar.
Ezequiel Neves


Predestinação e Livre Arbítrio



1 - JOÃO CALVINO e JACOBUS ARMINIUS

1.1 - JOÃO CALVINO - sistema Calvinismo:

O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico da Reforma Protestante, exposto e definido pelo teólogo João Calvino (1509 - 1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecido como “os cinco pontos do Calvinismo”. São eles:

a) Total Depravity (Depravação total): Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;

b) Unconditional Election (Eleição incondicional):
Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número
de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra
ou fé prevista neles;

c) Limited Atonement (Expiação limitada): Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;

d) Irresistible Grace (Graça irresistível): A graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;

e) Perseverance of Saints (Perseverança dos santos): Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.

Deus predestinou alguns para serem salvos e outros para serem perdidos. João Calvino afirma: “A predestinação é o eterno decreto de Deus, pelo qual Ele decidiu o que será de cada um e de todos os indivíduos. Pois nem todos são criados na mesma condição; mas a vida eterna está preordenada para alguns, e a condenação eterna para outros.”


1.2 - JACOBUS ARMINIUS - sistema Arminianismo:

O teólogo holandês Jacobus Arminius (1560-1609) discordou das doutrinas do Calvinismo, argumentando que tendem a fazer de Deus o autor do pecado, por ter Ele escolhido, na eternidade passada, quem seria ou não salvo, e negam o livre-arbítrio do ser humano, por declararem que ninguém pode resistir à graça de Deus.

Se a doutrina Calvinista é correta, eu apresento as seguintes perguntas para meditação:

Se Deus já predestinou a salvação para alguns e para outros não,
por que Ele concedeu ao ser humano o LIVRE-ARBÍTRIO para que este
escolha o caminho que bem entender (salvação ou perdição)? Não seria
fora de lógica ou contradição crer na predestinação de alguns sendo que
temos a faculdade de escolha? Por que então Deus concederia o
livre-arbítrio ao homem se Ele (Deus) já predestinou quem será salvo?

PODEMOS CONCLUIR que crer na predestinação é tornar sem sentido o livre-arbítrio que todos temos.

Voltamos ao assunto da pessoa de Jacobus Arminius: ele apresentou seu sistema de teologia denominado como Arminianismo, que refuta o sistema de João Calvino. Segundo ele, a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, porque Cristo morreu por todos (Rm 1.16; 2Co 5.14; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb 2.9).
Com essa finalidade ele oferece sua graça a todos. Embora a salvação
seja obra de Deus, absolutamente livre e independente de nossas boas
obras ou méritos, o homem tem certas condições a cumprir. Ele pode
escolher aceitar a graça de Deus, ou pode resistir-Lhe e rejeitá-la. Seu direito de livre-arbítrio sempre permanece.

Jacobus Arminius apresentou seu sistema em cinco pontos:

a) Capacidade humana, livre-arbítrio: Todos os homens embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece;

b) Eleição condicional: Deus elegeu os homens que Ele previu que teriam fé em Cristo;

c) Expiação ilimitada: Cristo morreu por todos os homens e não somente pelos eleitos;

d) Graça resistível: Os homens podem resistir à graça de Deus para não serem salvos;

e) Decair da graça: Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na fé até o fim.


2 - ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO, VISTAS COM RETIDÃO PELA VERDADE QUE É A PALAVRA DE DEUS:

"...
como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que
fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo,
segundo o beneplácito de sua vontade,"
(Ef 1.4-5 RC)
2.1 - ELEIÇÃO:

ELEIÇÃO. A escolha por Deus daqueles que crêem em Cristo é uma doutrina importante (Rm 8.29; 9.26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que seja santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho (Jo 1.12). A doutrina da eleição abrange as seguintes verdades:

a) A eleição é cristocêntrica, isto é, a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação (Ef 1.4). O próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: Eis aqui o meu servo que escolhi (Mt 12.18; cf. Is 42.1, 6; 1Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.

b) A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue: Em quem [Cristo] ... pelo seu sangue (Ef 1.7). O propósito de Deus, já antes da criação (Ef 1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).

c) A eleição em Cristo é em primeiro lugar “coletiva”, isto é, a eleição de um povo (Ef 1.4-9; 1Pe 1.2; 2.9). Os eleitos são chamados o seu [Cristo] corpo (Ef 1.23; 4.12), minha igreja (Mt 16.18), o povo adquirido por Deus (1Pe 2.9) e a noiva de Cristo (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (Ef 1.22-23).

d) A eleição para a salvação e a santidade do corpo de Cristo são inalteráveis.
Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé
pessoal e viva em Jesus Cristo, e da perseverança na união com Ele. O
apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira:

d.1) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele (Ef 1.4).

_________________
APDD
O Administrador

Admin
Admin

Número de Mensagens : 183
Data de inscrição : 02/10/2007

http://apostolo-primitivo.co.cc

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem acredita na 'teoria' da predestinação?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum