AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

CONCEITUAÇÃO E ETMOLOGIA DA FAMÍLIA CRISTÃ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CONCEITUAÇÃO E ETMOLOGIA DA FAMÍLIA CRISTÃ

Mensagem  Ezequiel Neves em 2007-12-04, 15:50

CONCEITUAÇÃO E ETMOLOGIA
Segundo o dicionário de Houaiss, o vocábulo “família” pode significar, num sentido mais restrito “grupo social básico, formado por pai, mãe e filhos”, num sentido mais abrangente “pessoas ligadas entre si pelo casamento ou qualquer parentesco”, e ainda num sentido geral “grupo de seres ou coisas com características comuns”.
No hebraico bíblico, o termo para família é mispahah, que significa “família, clã”, isto é, todos os integrantes de um grupo que estavam relacionados por sangue e que ainda sentiam um senso de consangüinidade, parentesco.
No grego do Novo testamento, temos a palavra oikos, que pode significar “habitação, casa, lar ou família (I Tm 5.4) e patria, que primeiramente significa “ascendência, linhagem, tribo (Lc 2.4, At 3.25, Ef 3.15).
A palavra “família” é de origem latina (família ae), e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo.
A família é a mais importante instituição social estabelecida por Deus, sendo ela mesmo a base de todas as outras. A destruição, inversão de valores, deturpação, descaracterização e a desmoralização da família, implica diretamente num profundo caos, produzindo os mais terríveis danos à humanidade, quer sejam de ordem moral, espiritual, econômica, fraternal e social.
A preservação da família, depende diretamente da obediência aos princípios estabelecidos por Deus em sua palavra. Negligencia a Bíblia é voltar-se contra o Criador e trabalhar para a destruição das coisas que Ele criou, definidas pelo escritor sagrado como muito boas “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.”


EXISTE FAMÍLIA PERFEITA?
Um dos muitos problemas, quando se trata sobre família, é o conceito no meio evangélico, de que, como crentes, nossa família tem que ser perfeita. Afinal, não temos um Deus, um Salvador, a Bíblia, a garantia de uma vida eterna? Isso é o que alegam os defensores desse conceito. Esquecem-se de que a família é formada por pessoas limitadas, imperfeitas, que carregam traumas emocionais, frustrações, que tiveram problemas de orientação na infância, e tudo isso influência a vida comunitária íntima da família. A pregação de que a família deve (ou tem de) ser perfeita leva muitas pessoas à frustrações nessa área, pois elas percebem que este é um alvo impossível de ser alcançado. Como não conseguem alcançá-lo camuflam os problemas, escondendo-os atrás de uma capa de aparência de que “tudo vai bem”, quando na realidade não vai. Estes pregadores estão levando as famílias a uma vida farisaica, o que pode ser um dos motivos dos filhos estarem abandonando a fé. Essa atitude torna-se um peso para as pessoas. Não foi isto que Deus planejou para nós seres humanos. Famílias perfeitas não, mas famílias felizes sim.” (Família, pág. 12).

O texto acima citado nos conduz para algumas reflexões:
- Em primeiro lugar, a perfeição, embora seja um ideal divino (II Co 13.9, Hb 6.1), é algo que não poderá ser vivenciado plenamente nesta vida, devido as limitações que o pecado nos impôs.
- Em segundo lugar, parece-nos que as famílias que mais sofrem como este tipo de problema, são as dos obreiros, devido as pressões que sofrem da igreja, e por vezes, do próprio obreiro, exigindo dos seus entes queridos uma conduta “perfeita”, em nome da preservação de sua imagem, não considerando as limitações que a própria natureza humana os impõe. A mulher do obreiro, os filhos do obreiro, embora devam de certa forma zelar pelo ministério do homem de Deus, não podem carregar um fardo impossível de ser suportado.

A CRIAÇÃO DA FAMÍLIA
Deus é o criador da família. A criação da família funde-se com a criação da humanidade:
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move na terra.” (Gn 1.27-28)

A QUEDA DA FAMÍLIA
O pecado entrou na família por meio de uma atitude egoísta e deliberada do homem (I Tm 2.14), conforme detalhes narrados em Gênesis 3.6 “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”

A CORRUPÇÃO GERAL DA FAMÍLIA
A perca dos referenciais de bondade, santidade, integridade, moralidade e amor, levaram a família à uma corrupção generalizada, “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Gn 6.11-12)

A SALVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
Observaremos a operação da graça de Deus na vida da família pelos seguintes aspectos:
· A salvação profetizada na aliança Adâmica – Gn 3.15
· A salvação figurada na aliança com Noé – Gn 6.13-18
· A salvação prometida na aliança Abraão – Gn 12.1-3
· A salvação providenciada em Cristo Jesus – At 10.24-48, At 27-34

ATRIBUIÇÕES, FINALIDADES OUPROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA
Segue abaixo uma relação das principais atribuições de Deus para a família:
J Procriação da humanidade (Gn 1.28)
J Prazer sexual para o casal (Pv 5.15-19)
J Subsistência (Gn 3.19)
J Educação (Dt 6.4-9)
J Proteção (Dt 22.Cool
J Bem estar emocional e afetivo (Sl 133)
J Servir a Deus (Js 24.15)

BONS E MAUS EXEMPLOS DE FAMÍLIA NA BÍBLIA
J Noé (Gn 7.1-7; Hb 11.7)
J Josué (Js 24.15)
J Filipe (At 21.8,9)
J Timóteo (2 Tm 1.5)
J Caim (Gn 4.17-19, 23-24)
J Isaque (Gn 27)
J Jacó (Gn 37.3-4)
J Davi (2 Sm 13-15)
O sucesso e felicidade na família, está em ter a palavra de Deus como fundamento (Mt 7.24-29) e Tê-lo como principal edificador (Salmo 127.1a).

BIBLIOGRAFIA
q Dicionário VINE, CPAD.
q A Família Cristã nos Dias Atuais, CPAD.
q Família, Editora Mensagem para todos.
q Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss, Objetiva.

Ezequiel Neves

Número de Mensagens : 285
Idade : 62
Localização : Porto Alegre
Emprego/lazer : Advogado
Data de inscrição : 02/10/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum