AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN

Participe do fórum, é rápido e fácil

AMADOS E AMADAS
PARA FALAR DAS COUSAS DO ALTO,
CADASTREM-SE

EZEQUIEL NEVES
ADMN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ACERCA DOS 10 MANDAMENTOS

2 participantes

Ir para baixo

ACERCA DOS 10 MANDAMENTOS Empty ACERCA DOS 10 MANDAMENTOS

Mensagem  Ezequiel Neves 2008-07-04, 12:13

Nós que nos convertemos a Cristo aprendemos que a crença e a Fé criam experiências.
Entendemos uma uma ligação inseparável entre corpo, mente e espírito.

Aprendemos que a partir da experiência única que é a Salvação nós entendemos que devemos ver sempre em primiero lugar o que é de bom em tudo que nos acontece.

Queria falar sobre a liberdade. A liberdade em Cristo que nós vivenciamos,sentimos e transmitimos no dia a dia, estando integrados com as regras sagradas da convivência humana.

As primeiras regras sagradas estão escritas nos 10 mandamentos. Gostaria de deixar aqui registrado o meu entendimento sobre os 10 mandamentos:

1º Mandamento: “Não terás outros deuses além de mim”. Isso, é um conselho para que a gente não idolatre nada nem ninguém, nos dedicarmos somente em adoração a Deus, que tudo sabe e tudo vê e que está refletido, como num espelho, em cada um de nós.

2º Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. Para mim, além da referência óbvias ao ídolos de barro, pedra ou madeira, faço uma leitura de que não devemos construir uma relação mental de poder com o próximo. Isso nos torna escravos de idéias,de pessoas, de situações formando um mundo ilusório de crenças isso nos transforma em escravos daquelas idéias que criamos para nós ou que deixamos que outros criem.

Esse mandamento fala sobre não adorar ou cultuar estas imagens porque: “Eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. Com isso, penso que devemos aprender a não desafiar a força de Deus que tudo sabe e tudo vê e que acima de tudo é justo. Tão justo que poderá continuar operando em nossa linhagem até a quarta geração. Com isso, retiramos todo o poder de mãos humanas e demoníacas impedindo assim que um meu semelhante ou um demônio interfira no meu destino. Passo então a viver de forma pura e verdadeira almejando ser contemplado com o Bem maior que á a Vida Eterna e ser um cristão ao modelo de Jesus Cristo. Ao experimentar a grandeza deste sentimento de entrega ao Amor de Deus, ao justo cessará totalmente a escravidão.

3º Mandamento: “Não tomarás em vão o nome do SENHOR”. É comum nos ver em situações qualquer do dia falando assim para qualquer situação banal: “Meu Deus”, “Jesus”,etc. Quando falamos sem pensar e sem um motivo real o nome de Deus, é como se fôssemos um fio que tivesse uma parte desencapada e por aquela falha, haveria um grande desperdício de energia, enfraquecendo assim a distribuição elétrica. Entendo também que devemos ter cuidado das ações que fazemos em nome de Deus ou Jesus Cristo. Quantas guerras acontecem hoje no mundo em nome Dele? Quantos políticos desviam o curso da humanidade em nome Dele? Quanto fanáticos por futebol rezam pelo seu time? Quantas disputas pessoais contra seu irmão são feitos em Nome de Deus? Quantos atacam igrejas em nome de Deus?

4º Mandamento: “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo”. Entendo que a aplicação em nossos dias continua vigente, não especificamente e nominalmente ao dia do Sábado, podemos interpreta-lo como o sétimo dia. “E no sétimo dia descansou” em Gênesis pode corroborar o entendimento disso. Mas creio firmemente que esse mandamento está ligado atualmente a ganância do homem. Daquele que só pensa em acumular riquezas e esquece de ter um tempo de descanso para servir a Deus, para se dedicxar a família e mesmo para preservar sua Saúde, por que Deus se agrada de que também tenhamos cuidado com o nosso corpo. Está sempre colocando as ambições materiais em primeiro lugar; E isso me remete aos Cristãos que também são patrões,que trabalham 24 horas sobre 24 horas não dando aos empregados um dia sequer de descanso. A ganância desmedida, o desejo do poder material aumentando cada dia mais. Com isso, todo o corpo, o espírito, a nossa vida pessoal e familiar sofre. As famílias que vêem seus provedores serem roubados do convívio pelo patrão ganancioso que quer cada dia mais e mais. A doença espiritual predomina na mente que se esgota enviando ao corpo físico um sem número de sinais de doença e desconfortos.

5º Mandamento: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Este mandamento parece ser o mais claro que todos. Sendo a família a base de tudo, como podem filhos e pais estarem brigados ou distantes emocionalmente se um é a continuação do outro. Como poderei praticar o Amor de Cristo, a convivência pacífica no mundo exterior aqui fora se no meu mundo particular e íntimo eu não pratico. A base da paz no mundo está nesta convivência, neste ensinamento de tolerância, respeito e compaixão que devemos passar não apenas verbalmente, mas demonstrar com nossos pensamentos, atos e ações no dia-a-dia com nossa pequena família de sangue e com nossa grande família Cristã.

6º mandamento: “Não matarás”. E isso, para mim, quer dizer literalmente: não tire a vida do próximo, mas também, não mate um casamento adulterando a relação; não mate a esperança de um filho afirmando que ele é incapaz, não mate uma nação deixando que seu povo passe fome e viva na ignorância, não mate a esperança de uma vida que nasce sem recursos de sobrevivência, não mate o orgulho de uma raça porque ela é diferente da sua, não mate uma alma de seu irmão, porque pecou, não mate a sua própria esperança de Salvação porque você não gosta de alguém ou de uma igreja e está rancoroso com o Ministério...

7º Mandamento:“Não adulterarás”. Para mim é muito mais do que trair o marido ou a mulher. Para mim a mentira é uma forma de adulterar a verdade; a inveja é uma forma de adultério porque quero para mim o que é do outro. É manipular informações sobre uma denominação cristã a fim de ataca-la, procurar outros deuses para cura, necessidades, praticar falso testemunho, falsa profecia, criar dogmas como inpirados por Deuss. E outra forma de adulterar a sua Fé. No dicionário os sinônimos da palavra “adulterar”: o Lat. Adulterare
v. tr., alterar a descendência legítima;
falsificar;
corromper;
v. int., cometer adultério. Por aí vemos a grande abrangência deste mandamento.

8º Mandamento: “Não dirás falso testemunho contra teu próximo”. Eu não vou comentar em excesso este mandamento porque estarei, provavelmente, incorrendo num erro, violando este mandamento. Mas creio que ele está implícito nos “não adulterarás, não matarás, não tomarás em vão o nome do SENHOR , queridos irmãso, ai percebemos que os mandamentos divinos se locupletam.

9º Mandamento:“Não furtarás”. Esse mandamento pode ser desde furtar um parafuso como furtar o tempo do seu irmão, os sentimentos, as verdades, as idéias e os ideais, as horas indevidas de trabalho, a inocência, a honra, a dignidade, o corpo físico, a liberdade sobre todos os seus aspectose pior ainda, furtar o perdão do Senhor para um pecado em que não há arrepndimento sincero.

10º Mandamento: “não cobiçaras a casa do teu próximo. Não cobiçaras a mulher do teu próximo e nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo”. E eu acrescentaria: nem o território que lhes pertence a seus irmãos de outros países,, nem os filhos que eles criaram com amor profundo e que agora vão partir para guerra; nem as horas de sono das crianças; nem seu estudo, sua alimentação, seu tempo de pureza e inocência. Nem o direito de cada ser ter ar puro, água e terra limpa e saudável... Não cobiçaras a felicidade da famílai de teu irmão, não cobiçaras a Fé dos jovens que estão servindo a Deus e por aí vai, é infinito,

São regras de conduta para o Servo de Deus, mas é também para quem está no mundo, pois estes mandamentos atulamente tem conceitos também jurídicos. Estes 10 mandamentos, com certeza, se cumprirmos, teremos motivos de sobra para nos sentirmos completamente livre e de acordo com o compromisso da nossa conversão em Cristo.

Espero ter colaborado na guia do Espírito Santo
APDDE
EZEQUIEL NEVES

Ezequiel Neves

Número de Mensagens : 285
Idade : 69
Localização : Porto Alegre
Emprego/lazer : Advogado
Data de inscrição : 02/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ACERCA DOS 10 MANDAMENTOS Empty Re: ACERCA DOS 10 MANDAMENTOS

Mensagem  Mariotti 2008-07-04, 12:47

A RELAÇÃO DO SENHOR JESUS COM OS DEZ MANDAMENTOS

1. O primeiro mandamento diz: "não terá outros deuses diante de mim." Êxodo 20:3 O que Jesus disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:10

2. O segundo mandamento diz: ".Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." - Êxodo 20:4 O que Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores" - Lucas 16:13

3. O terceiro mandamento diz: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;" - Êxodo 20:7 O que Jesus disse: "de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;" - Mateus 5:34

4. O quarto mandamento diz: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." - Êxodo 20:8-10 O que Jesus disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor." - Marcos 2:27-28

5. O quinto mandamento diz: "Honra a teu pai e a tua mãe" - Êxodo 20:12 O que Jesus disse: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim" - Mateus 10:37

6. O sexto mandamento diz: "Não matarás" - Êxodo 20:13 O que Jesus disse: "aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo" - Mateus 5:22

7. O sétimo mandamento diz: "Não adulterarás" - Êxodo 20:14 O que Jesus disse: "aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." - Mateus 5:28

8. O oitavo mandamento diz: "Não roubarás" - Êxodo 20:15 O que Jesus disse: "e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;" - Mateus 5:40

9. O nono mandamento diz: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" - Êxodo 20:16 O que Jesus disse: "Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo." - Mateus 12:36

10. O décimo mandamento diz: "Não cobiçarás..." - Êxodo 20:17 O que Jesus disse: "Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui." - Lucas 12:15.
Mariotti
Mariotti

Número de Mensagens : 367
Idade : 59
Localização : Brasil
Emprego/lazer : Jornalista e Publicitário
Data de inscrição : 02/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos